Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

AS IRONIAS DA ARQUITETURA no SESC/SP

março 17 - março 23

Parceria entre Sesc São Paulo e Central Saint Martins, University of the Arts London, promove atividades sobre performance, arquitetura e design na unidade 24 de Maio

Mesa de debate com Jeremy Till, Paulo Mendes da Rocha e Raquel Rolnik, no dia 16/3, apresentação de performance de Priscila Rezende no dia 17/3 e atividades de desenvolvimento artístico em performance e design são as principais atrações do projeto

Desde 2016, o Sesc São Paulo e a britânica Central Saint Martins, University of the Arts London – referência mundial em arte e design –, promovem atividades em parceria. Assim foi no projeto Campos de Preposições, em 2016, realizado com o coletivo O Grupo Inteiro no Sesc Ipiranga, e na primeira edição do programa de residências artísticas, ocorrida em janeiro de 2017, da qual participou a performer Elen Braga. Para a segunda edição desse projeto, Priscila Rezende foi selecionada dentre mais de 200 inscritos, e realizou seu período de residência em Londres entre janeiro e fevereiro deste ano.

Uma das atividades de destaque para 2018 é a mesa de debate ‘As Ironias da Arquitetura: o Arquiteto como Cidadão’, que será realizada em 16/3, às 10h30, no teatro do Sesc 24 de Maio. O evento conta com as participações do arquiteto e Head ofCollege e Pro-Vice Chancellor da Central Saint Martins, Jeremy Till, da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik – Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – e do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016 e da Medalha de Ouro do Instituto Real Britânico de Arquitetos (RIBA). O arquiteto também foi o responsável pela conceituação do prédio da unidade 24 de Maio, no centro da capital.

A discussãoserá aberta pelo diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e contará também com Martin Dowle, diretor do British Council no Brasil.

No dia seguinte (17/3), a performer mineira Priscila Rezende, que participou da última edição do programa de residência artística na Central Saint Martins, em Londres, mostrará gratuitamente o resultado de seu processo em performance intitulada ‘November 29, 1781’, que será realizada na Área de Convivência da unidade, a partir das1 3h. O trabalho de Priscila trata de temas como o racismo e as opressões sofridas pelas mulheres negras enquanto desafia e confronta as histórias do período colonial brasileiro e seus desdobramentos até os dias de hoje.

Entre 20 e 23/3 uma série de atividades de desenvolvimento artístico sobre assuntos relacionados ao design de vestíveis e nas relações entre a arte e a tecnologia se destina a artistas convidados e funcionários do Sesc São Paulo.

Já em 28/3, às 19h, o Sesc 24 de Maio apresenta ao público o Laboratório de performance: em duração’, conduzido pelo artista, escritor e professor da Central Saint Martins, John Seth, e pelo coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, Marcos Moraes,e que conta com a participação de performers de renome no Brasil. A atividade explora a relação entre o aleatório, o indeterminado, a improvisação e a duração do tempo.

Sethcoordenará, ainda, dois dias de atividades com performers que concorreram com Priscila Rezende à vaga de residência na Central Saint Martins. Trata-se de uma plataforma experimental de trabalho conceitual e prático no campo da arte da performance duracional proposto a um grupo de artistas, pesquisadores e curadores com a intenção de abrir espaço para a conversa, a experimentação e a troca entre os participantes.

Serviço

Mesa redonda/debate – AS IRONIAS DA ARQUITETURA: O ARQUITETO COMO CIDADÃO

Conversa com Jeremy Till, Raquel Rolnik e Paulo Mendes da Rocha sobre o papel social e político da arquitetura. Abertura de Danilo Santos de Miranda (Sesc SP) e Martin Dowle (British Council Brasil)

16/3, sexta, 10h30 – TEATRO

Recomendação etária: 16 anos.

Ingressos: grátis; retirada de ingressos com 1h de antecedência na Loja Sesc, 1º subsolo

Performance – NOVEMBER 29, 1781

A artista Priscila Rezende apresenta performance de longa duração desenvolvida durante o período de residência na Central Saint Martins entre janeiro e fevereiro de 2018.

17/3, sábado, 13h – CONVIVÊNCIA

Recomendação etária: livre

Ingressos: Grátis

Abertura de processo – LABORATÓRIO DE PERFORMANCE: EM DURAÇÃO

Plataforma experimental de trabalho conceitual e prático no campo da arte da performance duracional proposto a um grupo de artistas, pesquisadores e curadores com a intenção de abrir espaço para a conversa, a experimentação e a troca entre os participantes.

28/3, quarta-feira, 19h – TEATRO

Recomendação etária: livre

Ingressos: Grátis

SESC 24 DE MAIO

Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo

Fone: (11) 3350-6300

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 9h às 21h.

Domingos e feriados, das 9h às 18h.

Acompanhe nossas redes:

Facebook: facebook.com/sesc24demaio

Instagram: instagram.com/sesc24demaio

Portal: sescsp.org.br/24demaio

Detalhes

Início:
março 17
Final:
março 23