Atual momento sociopolítico é tema de exposição com mais de 40 colagens

Por Vagner Neves - junho 24, 2019
164 0
Pinterest LinkedIn

A Galeria Recorte e a Sociedade Brasileira de Colagem promovem a exposição “Resistências”, com mais de 40 colagens analógicas feitas por artistas de várias regiões do país. A abertura acontece no dia 29/06, a partir das 19h30, e ficará em cartaz até o dia 10/08. Entrada gratuita.

 

O objetivo da mostra coletiva é dar visibilidade a manifestações artísticas que façam uso da linguagem da colagem para representar as múltiplas formas de resistência: as lutas individuais e coletivas contra o retrocesso, as ameaças à perda de direitos e a resistência das minorias e da população oprimida, em geral.

 

“O especial desta mostra é que, com a parceria da Sociedade Brasileira de Colagem, conseguimos reunir mais de 30 artistas de todas as regiões do Brasil, além de uma mexicana, que mora atualmente no país, e um brasileiro que agora vive na Austrália numa única exposição. Esses artistas trouxeram trabalhos que revelam suas angústias e perplexidade com o atual cenário sociopolítico brasileiro”, explica Anna Gadelha, responsável pela Galeria Recorte, a única dedicada exclusivamente a colagem.

 

A curadoria das obras foi conduzida por Fabiana Lopes e Sacha Senger, fundadoras da Sociedade Brasileira de Colagem, um coletivo nacional de colagistas interessados em trocar experiências, disseminar o conhecimento teórico e as aplicações práticas da colagem analógica.

 

“O público é sempre convidado a participar e nossa curadoria seleciona os melhores trabalhos no nosso feed. No total, já publicamos trabalhos de cerca de 150 colagistas”, afirma Sacha Senger.

 

A Sociedade Brasileira de Colagem participou do World Collage Day, organizando eventos simultâneos de colagens  em várias cidades. Também já participou de encontros, feiras e experiências promovidos com o apoio de espaços como o Centro Cultural São Paulo (SP), a Galeria Recorte, a Sala de Artes e o Centro de Arte Maria Tereza Vieira. Também está presente na Red Bull Station, como um dos coletivos selecionados para a Ocupação nº5, para uma residência artística.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here