Bate-papo com as autoras de “Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil” no SESC Ipiranga

Por Paulo Varella - março 22, 2018
99 0
Pinterest LinkedIn

Duda Porto de Souza e Aryane Cararo participam de bate-papo parte do projeto Heroínas Reais.

Cararo

Créditos: Miro

No dia 24/3, o Sesc Ipiranga recebe as autoras Duda Porto de Souza e Aryane Cararo para um bate-papo sobre sua obra “Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil”, como parte da programação literária do projeto Heroínas Reais. A obra dialoga sobre a história de mulheres brasileiras que fizeram história e viveram no Brasil desde o século XVI até a atualidade. A atividade é gratuita e acontece às 14h30, no Espaço de Leitura da Unidade.

O bate-papo

As autoras convidam o público para debater os processos de pesquisa utilizados para a construção da obra “Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil”, relatando os aspectos étnicos, históricos e revolucionários, encontrados nos relatos recolhidos.

A obra

Recém-lançado em 2017, o livro destaca personalidades femininas brasileiras desde século XVI até a atualidade e discute a representatividade dessas heroínas na sociedade. Preocupadas com a escassez de registros e temendo que as histórias de diversas mulheres fossem apagadas com o tempo, as autoras buscaram celebrar diferentes personagens em variadas áreas. Artistas, cientistas, pioneiras e ousadas, a obra reúne mulheres com o intuito de reconstituir a história nacional. Rememorando Bárbara de Alencar, Dandara, Madalena Caramuru e outras tantas, o livro acompanha o pós-feminismo e destaca o heroísmo existente em cada mulher.

As autoras

Duda Porto de Souza é jornalista, professora-convidada do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e participou de diversas publicações infantis. Idealizou a primeira Biblioteca Multilíngue Infantil pública do Brasil, reunindo desde 2009 diversos materiais como gibis, livros, brinquedos e DVDs. Além de trabalhar no desenvolvimento da primeira galeria de artes de Manuas, Duda Porto trabalhou na criação de diversas exposições para o grande público.

Aryane Cararo é pós-graduada em jornalismo literário pela ABJL e mestre em estética e história da arte pelo MAC-USP. Trabalhando como editora-chefe da revista Crescer e no Estadinho, Aryane dedicou boa parte dos seus 20 anos de carreira ao universo materno e infantil.

Heroínas Reais

O projeto “Heroínas Reais” discute o protagonismo das mulheres com uma programação composta por bate-papos, contações e mediações de leitura feitas por autoras e coletivos femininos. Destacando o papel da heroína real, humana e todos os desafios que são impostos diariamente às mulheres, o “Heroínas Reais” dialoga com esse processo de reflexão, discussão e ruptura atual, mostrando a mulher nos mais variados espaços e linguagens.

Serviços

Heroínas Reais: Bate-papo com Duda Porto e Aryane Cararo

Quando: 24/3, Domingo, às 14h30

Onde: Espaço de Leitura (30 lugares)

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822

Acesso para deficientes físicos

Não há estacionamento

Assessoria de Imprensa do Sesc Ipiranga

(11) 3340-2035

[email protected]

sescsp.org.br/ipiranga

facebook.com/SESCIpiranga

@sescipiranga

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here