O Museu de Arte do Rio promove atividades para crianças

Por Paulo Varella - março 21, 2018
73 0
Pinterest LinkedIn

O Museu de Arte do Rio – MAR, sob gestão do Instituto Odeon, terá uma programação voltada para crianças de zero a dois anos. A atividade Bebês no MAR, que acontecerá sempre no penúltimo sábado do mês, será realizada pela primeira vez no dia 24 de março, às 10h30 e às 11h30. Com capacidade para 20 crianças, junto com seus acompanhantes, as primeiras sessões vão explorar elementos sensoriais e musicais da exposição “Dja Guata porã | Rio de Janeiro indígena” – como instrumentos usados pelos índios que fazem parte da mostra.

A atividade faz parte do calendário das celebrações pelos 5 anos do MAR, pensadas para despertar um sentimento de pertencimento nos moradores da cidade e atrair cada vez mais o público carioca para dentro museu. A próxima novidades será a abertura da exposição “Rio do Samba: resistência e reinvenção”, que inaugura no dia 28 de abril, apresentando os aspectos sociais, culturais e políticos do samba.

O Museu de Arte do Rio – MAR

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição. O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, o BNDES como patrocinador da Reserva Técnica, a Repsol como apoiadora da exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena e a Vale como copatrocinadora de exposição através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A BMA apoia às exposições também através da Lei Rouanet.

A Escola do Olhar tem o Sistema Fecomercio RJ, por meio do Sesc, como parceiro institucional, conta com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Dataprev One Health via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Aliansce apoia as visitas educativas – Partiu MAR via Lei Rouanet. A Verde apoia o programa de Formação com Professores da Escola do Olhar via Lei Rouanet. A Vivo patrocina o programa de cultura MAR de Música 2018 através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here