Carregando Eventos

« Todos Eventos

Biblioteca-Parque reúne 20 artistas em torno da palavra e da imagem

agosto 2, 2019 setembro 6, 2019

No dia 2 de agosto, a Biblioteca-Parque Estadual do Rio de Janeiro inaugura a exposição “Sala de Leitura”. Com obras de 20 artistas visuais, a curadoria de Osvaldo Carvalho propõe uma reflexão em torno do ato de ler, seja por meio da palavra ou da imagem: da decodificação à interpretação, do signo ao significado. Os artistas são: Ana Herter, Angela Rolim, Cecilia Cipriano, Claudia Malaguti, Gilda Lima, Grasi Fernasky, Hudson Lima, Isabela Frade, Jo Iocken, João Moura, Júnia Azevedo, Ligia Calheiros, Luiz Badia, Marciah Rommes, Miro PS, Petrillo, Roberto Tavares, Rosi Baetas, Sandra Macedo e Teresa Stengel. Com coordenação de Lia do Rio, a mostra fica em cartaz até 6 de setembro, com entrada franca.

A exposição reúne cerca de 50 obras de técnicas variadas: pintura, desenho, escultura, fotografia, assemblage, colagem, videoarte, gravura, objeto e instalação. Além do espaço expositivo, o evento prevê outras atividades culturais. Na abertura, durante a tarde de sexta-feira, um “flash mob” com artistas e convidados pretende surpreender os passantes pela rua, em frente à Biblioteca-Parque na Avenida Presidente Vargas. Outra atração do vernissage é a performance de Isabela Frade. Ao longo da exposição serão oferecidas ao público oficinas de arte, conversas e mostra de vídeos.

Segundo a curadoria, a ideia é trazer para quem visita à exposição da Biblioteca-Parque a compreensão maior do que está por trás dos trabalhos expostos. “Como diz Paulo Freire, é preciso conseguir ler nas entrelinhas, senão, quando oprimidos, acabaremos agindo como nossos opressores. O indivíduo que compreende sua realidade é capaz de procurar soluções para transformá-la, rompendo com a sina de repetir os erros do passado”, explica Osvaldo. “A exposição traz a sala de leitura como lugar desse acontecimento, da transformação do sujeito que busca conhecer e modificar o mundo a sua volta”, conclui ele.


Curadoria


Osvaldo Carvalho – 
Vive e trabalha no Rio de Janeiro (RJ). Formado em Direito pela UFRJ e Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP, iniciou suas atividades artísticas em 2000 com o Prêmio Interferências Urbanas. Desenvolveu seus estudos sobre curadoria na Escola Sem Sítio, no Rio de Janeiro. Desde 2010 realiza curadorias para o Projeto Vitrine Efêmera, do Estúdio Dezenove, em Santa Teresa (RJ). De 2011 a 2019, foi curador na Galeria de Arte Solar, na instituição filantrópica Solar Meninos de Luz, que atende as comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (RJ). Possui diversos textos e resenhas publicados, entre eles para a revista Arte&Ensaios, do PPGAV-EBA-UFRJ, edição nº 27 (2014), e a Revista Digital da UFRJ, Redescrições, Pragmatismo e Filosofia Americana.


Coordenação


Lia do Rio
 – Nasceu em São Paulo, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É Bacharel pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ; tem Pós-Graduação em Arte e Filosofia, e Pós-Graduação em Filosofia Antiga, PUC-RIO. Ao longo de quatro décadas participou de centenas de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior (EUA: Nova York e São Francisco; Japão: Tóquio, Kyoto e Kobe; Guatemala; Alemanha; França). Foi selecionada para diversos salões, e recebeu diversos prêmios.  Seus trabalhos fazem parte de diversos acervos, no Brasil e exterior. Como professora de arte, lecionou em instituições, como o Parque Lage e o Instituto Calouste Gulbenkian. Coordena exposições, workshops e palestras, e faz acompanhamento de diversos artistas. Seu livro Lia do Rio: Sobre a Natureza do Tempo foi editado, em 2015, pela editora Fase 10.


Biblioteca-Parque Estadual

A BPE é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O espaço reúne, além do acervo de 200 mil títulos, uma vasta coleção de quadrinhos e livros de arte, biblioteca infantil e 20 mil filmes. Teatro, auditório, cabines de vídeo e laboratórios, além da programação com cursos e oficinas, fazem do lugar mais que uma biblioteca: uma experiência única. 


Serviço

  • Título: Sala de Leitura
  • Artistas: Ana Herter, Angela Rolim, Cecilia Cipriano, Claudia Malaguti, Gilda Lima, Grasi Fernasky, Hudson Lima, Isabela Frade, Jo Iocken, João Moura, Júnia Azevedo, Ligia Calheiros, Luiz Badia, Marciah Rommes, Miro PS, Petrillo, Roberto Tavares, Rosi Baetas, Sandra Macedo e Teresa Stenge
  • Curadoria: Osvaldo Carvalho
  • Coordenação: Lia do Rio
  • Abertura: 2 de agosto de 2019 (sexta-feira), das 16h às 19h
  • Visitação: até 6 de setembro. De segunda a sábado, das 11 às 17h 
  • Local: Biblioteca Parque-Estadual
  • Endereço: Av. Presidente Vargas 1.261, Centro, Rio de Janeiro 
  • Telefone: +55 21 3171 7505
  • Entrada franca
  • Classificação etária: livre
  • m.me/bibliotecaparqueestadual

Calendário gerado por The Events Calendar