Desfragmento de Flavio Rossi na Luis Maluf

Por Paulo Varella - outubro 1, 2018
112 0
Pinterest LinkedIn

FLAVIO ROSSI EXIBE MOSTRA NA LUIS MALUF ART GALLERY

Com curadoria de Ana Carolina Ralston, série de obras explora o cotidiano sobrecarregado de imagens, especialmente pelas redes sociais

Obra de Flavio Rossi que integra a exposição Desfragmento

A Luis Maluf Art Gallery, no Jardins, recebe a exposição Desfragmento, do artista Flavio Rossi. Com início em 20 de setembro e curadoria de Ana Carolina Ralston, a série de obras exploram o cotidiano sobrecarregado de imagens, especialmente pela exposição nas redes sociais.

Por meio das composições produzidas mediante fragmentos de imagens simbólicas, Flavio utilizou-se de ícones abstratos, como se fossem um grande quebra cabeça composto de peças que aparentemente parecem incoerentes.

As obras do artista foram concebidas em acrílico, óleo sobre tela, madeira e resina, e servem-se do princípio da colagem digital, depois convertidas em pinturas, esculturas, assemblagem e instalações.

Processo para a mostra: “Uma nova fase”

O artista costuma ficar em média 12 horas por dia no atelier e enfatiza que o avanço não é tão rápido quanto pode parecer. O processo inclui estudos detalhados e experimentações.

“Há um caminho natural de pesquisa e produção para se chegar às obras. Mas o impacto que sofremos pela quantidade de imagens absorvidas nas mídias sociais foi uma influência”, explica o artista.

“Também me fascinei pela ideia de usar primeiro as ferramentas digitais e devolver o trabalho para a pintura. A colagem foi uma linguagem presente, principalmente por ter essa propriedade de união, de soma. É o início de uma nova fase em uma pesquisa antiga”, conclui.

Trajetória

Flávio Rossi já desenhava quando criança, sempre incentivado pelo pai, que era projetista. Aos 13 anos um amigo o viu ilustrando e convidou para conhecer uma escola de desenho. Encantado com aquele universo, começou seus estudos e não demorou para se tornar ilustrador.

“O trabalho como ilustrador foi muito enriquecedor. Cheguei a colaborar com sete revistas por semana. O fato de ter que criar para os mais variados temas e direções de artes ajudou no desenvolvimento para desenho e pintura”, conta Rossi.

Ao longo dos anos, o artista acumula reconhecimento. São mais de 20 prêmios em salões nacionais e internacionais. Entre eles está o Grande Prêmio Design Gráfico, no Salão Internacional de Piracicaba, que tem mais de 40 anos de existência, e a Bienal de humor de Cuba.

Serviço

Desfragmento

Curadoria: Ana Carolina Ralston

Luis Maluf Art Gallery

Rua Peixoto Gomide, 1887 – São Paulo

20/9 a 27/10

Terça a sexta, 11h às 20h

Sábado, 11 às 18h

+55 11 2367-3437

http://luismaluf.com/

 

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here