Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Instante incerteza”, de Mário Camargo, abre na Galeria Paulo Branquinho

setembro 22 - outubro 22

O artista visual Mário Camargo vai abrir, no dia 22 de setembro, sábado, às 16h, a exposição “Instante Incerteza”, na Galeria Paulo Branquinho. São cerca de 30 fotografias, em diversos suportes, que evidenciam as mutações, através do tempo, que ocorrem nos metais e geram uma série de coexistências de identidades.

Nesta mostra, Mário Camargo apresenta o resultado da ação transformadora do oxigênio nos metais. “Estas mutações através do tempo geram diferentes identidades. Na fabricação, a primeira identidade; depois outra: na construção, no uso, no envelhecimento, na divisão, na corrosão e, por fim, na destruição total”, explica o artista.

Serão dois segmentos dos trabalhos de Mário: o partilhamento dos ônibus e a mutação dos metais. Em uma primeira etapa, a desconstrução e o partilhamento mostram o instante em que a unidade deixa de existir e a parte passa a ter uma identidade própria. Em um segundo segmento, são retratadas imagens da corrosão e a beleza captada deste fenômeno natural­ – a oxidação – em um específico momento.

“Os ônibus, por exemplo, depois de exercerem a função de transporte escolar, exerceram a função de transporte interestadual e, depois de muitos anos, são desmontados, desconstruídos e corroídos pela oxidação”, explica o artista. No caso da desmontagem – que Mário chama de partilhamento – pode ser um farol, uma porta, um para-choque ou qualquer parte de um caminhão ou de qualquer outro equipamento. Em cada momento, o artista capta imagens desta trajetória, fotografando e registrando cada etapa deste processo. A última, antes da destruição total, também é fotografada e registra a beleza gerada por este processo da corrosão.

Uma dessas obras chama-se “Número atômico 8”. Não à toa. Trata-se do nome científico do oxigênio, que marca o início da vida, e, também, a morte. O artista trabalha em cima disso., sobre existência. Existência de tudo o que é metal. O instante é fundamental. E todo o processo da vida até a ‘morte’ do material.

“O processo fotográfico revela que a arte pode mostrar detalhes, não vistos, a priori, e na busca por escolhas conscientes – a incerteza do acaso – mostrará o que, por fim, tanto procurávamos. Neste instante, grandes surpresas chegam aos nossos olhos”, finaliza Mário.

 

Serviço:

“Instante incerteza”, do artista Mário Camargo

Abertura: 22 de setembro, sábado, às 16h

Galeria Paulo Branquinho

Rua Moraes e Vale, 8 – Lapa

Visitação: de terça a sábado, das 14h às 19h

Até 20 de outubro de 2018

Detalhes

Início:
setembro 22
Final:
outubro 22

Local

Galeria Paulo Branquinho
Rua Moraes e Vale, 8
Rio de Janeiro, br
+ Google Map