“Devastação” na Urca/Rj

Por Paulo Varella - junho 19, 2017
102 0
Pinterest LinkedIn

A Galeria do Ateliê anuncia a abertura da exposição “Devastação”, no dia 23 de junho, sexta-feira, a partir das 19 horas, com fotos da artista mineira Paula Huven. A Série, composta de 13 fotografias 100cm x 100 cm, 20 contatos fotográficos originais e registros do processo da obra, será apresentada na exposição e no livro,  retrata o silencioso diálogo de olhares entre mães e filhas através de um espelho.

Na mesma noite, será lançado seu novo livro de mesmo nome numa elaborada edição com textos críticos de Maria Angélica Melendi e Carolina Junqueira dos Santos.

Em “Devastação”, assim como em outros trabalhos, a artista faz uso da fotografia como dispositivo capaz de suscitar encontros, tornando a produção da imagem o próprio lugar da experiência. Mãe e filha sentam-se diante de um espelho falso, através do qual está a câmera. O tempo que se segue destina-se à troca de olhares entre elas, enquanto a artista, atrás do espelho e sem ser vista, fotografa. O título remete ao conceito lacaniano segundo o qual devastação é a difícil trama que impossibilita a filha de se separar da mãe para constituir-se como mulher. As fotografias da artista nos convidam aos enigmas dessas relações entre as mães e suas filhas, no diálogo íntimo e silencioso dos olhares. Paula Huven aborda uma questão essencial da subjetividade feminina – a mãe e seu amor – de forma poética e conceitual.

“Devastação” é um projeto realizado exclusivamente por mulheres: a artista, as autoras dos textos críticos, a designer e a produtora gráfica, a produtora executiva.

A série recebeu o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013 e foi finalista nos prêmios Photo Visa Russia e Conrado Wessel 2015.

Sobre a artista

Paula Huven nasceu em 1982, em Belo Horizonte (MG) onde vive atualmente. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com formação livre pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage RJ. Atualmente doutoranda pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Realizou as exposições individuais “Dias Comuns” no Festival Foto em Pauta (Tiradentes, 2017); “Devastação” na A.M. Galeria (Belo Horizonte, 2014)  e “o que nos une, o que nos separa”, na Galeria Ibeu, integrando o circuito FOTORIO 2013.

Recebe o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais (2013) e foi finalista nos prêmios Pierre Verger (2017); Conrad Wessel (2015);  Photovisa Russia (2015) e Diário Contemporâneo (2013).

Serviço

Ateliê da Imagem Espaço Cultural e Galeria do Ateliê  inauguram  “Devastação”

com 13 fotografias 100x100cm; folhas de contato e registros making off do processo da obra

Abertura da Exposição e Lançamento do livro:  Sexta-feira, dia 23 de junho, 19hs

Visitação da exposição até 19 de agosto de 2017

Horário: de 2a a 6a feiras das 10h às 21h; sábados das 10h às 17h

Entrada franca

Censura livre

 

Ateliê da Imagem Espaço Cultural

Avenida Pasteur 453, Urca

Tel: 21 2541 3314

www.ateliedaimagem.com.br

 

Livro “Devastação”

64 páginas. 23 x 29 cm. 1a edição 2016. BH.

Edição do Autor – Paula Huven

Textos: Maria Angélica Melendi e Carolina Junqueira dos Santos

Projeto Gráfico: Clarice G. Lacerda e Luísa Rabello

Produção Executiva: Flavia Mafra

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here