Uma panorâmica da Mário de Andrade
Marcelo Masagão estreia exposição ´Alfabeto` com 25 imagens espalhadas pelo espaço da Biblioteca, no centro de São Paulo
No próximo dia 24 de junho, acontece na Mário de Andrade a abertura de uma exposição de fotos inéditas cujo tema é a própria biblioteca, no centro de São Paulo.
O cineasta e fotógrafo Marcelo Masagão ficou durante um ano fotografando a Mário, e o resultado são 25 fotos, reunidas na exposição ´Alfabeto´, com panorâmicas (90 x 25 e 3,00 x 0,60 metros) que não serão exibidas em uma única sala, mas estarão espalhadas em praticamente todos os ambientes do equipamento público: sala de leitura, sala de convivência, corredores e até no elevador.
Assim, ´Alfabeto´ é um convite aos interessados que passeiam ou frequentam a biblioteca para conhecer as imagens.
O diretor da Biblioteca Mário de Andrade, Charles Cosac, comenta: “Explorando nuances por vezes estranhas e lúgubres, à primeira vista as fotografias quase não chegam a ser nítidas. Um olhar mais atento, porém, permite que entre em cena o sublime que leva a visão para dentro da imagem e faz remeter à longínquas quimeras. Trata-se também, e antes de mais nada, de uma angulação dessemelhante. Masagão confere vibração ao prédio art noveau do centro de São Paulo, tal qual Para ler, mosaico de Regina Silveira que circunda a biblioteca e que, a propósito, está tão bem destacado nas fotografias.”
Junto com a exposição será lançado um livro com capa/caixa feita de peroba rosa e acrílico, em que são reunidas 20 fotos da mostra.
A visão do autor
“Durante meses fotografei a morada dos livros Mário de Andrade. Foi um prazer frequentar esse ambiente onde uma grande diversidade de pessoas se relacionam com as letras e suas complexas combinações: um garoto escondido em meio às prateleiras lendo a biografia de Lenin; um nem tão garoto assim se deliciando com o gibi do Mandrake; na “sala dos imigrantes”, homens recém-chegados de outras bandas abrem seus laptops em busca de conexões. Muitos saberes descansam nas prateleiras aguardando que alguém os cutuque. Funcionários determinados escaneiam andares e mais andares de livros à cata de fungos. As estátuas de Mário e da Leitora prosseguem imóveis, como alguns frequentadores que dormem nas poltronas espalhadas pela BMA.
Informa o IBGE que no Brasil temos 27 milhões de analfabetos,outros milhões são analfabetos funcionais. E todos nós estamos sempre experimentando algum tipo de problema ou desafio com novas linguagens que não param de invadir e remexer nosso corpo.
Serviço
Alfabeto
Fotos de Marcelo Masagão
De 24 de junho à 20 de Agosto
Horário: 08h – 22h
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94
Telefone: (11) 3775-0002
Gratuito
OBS:
No dia da abertura, um sábado, o fotógrafo estará presente entre às 11h e às 17h para receber convidados e o público interessado.