Exposição “Lá e Cá” de Paulo Fridman foca na diversidade de ocupações dos trabalhadores brasileiros
A mostra integra a agenda cultural de março da unidade SESC Parque Dom Pedro II
O Sesc – Serviço Social do Comércio, Ministério da Cultura e Klabin, abrem no próximo dia 17 de março até 1 de julho, a exposição fotográfica “Lá e Cá”, de Paulo Fridman e curadoria de Diógenes Moura, uma mostra que evidencia a vida de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros exercendo as mais diversas ocupações pelo país afora.
Tirar proveito do acaso é o que explica basicamente os registros de Paulo Fridman, que estão disponíveis para visitas de quarta a domingo, das 10h às 18h na Área de Exposição do SESC.
Entre as profissões retratadas nas fotos estão as de cuidador de camelo, lavrador, forneiro, reciclador, soldado e muitas outras. Além da pluralidade dos ofícios exercidos, os registros perpassam os lugares de cada trabalhador e os detalhes de como lidam, exercem sua função.
A exposição traz por meio das imagens a realidade dos trabalhadores do Pará, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo é captar a essência da série: mostrar a dignidade das pessoas nos diferentes meios de trabalho.
Paulo Fridman
Nascido em São Paulo, Paulo Fridman formou-se em Engenharia pela Universidade Mackenzie, em 1977. Morou em Nova York por seis anos (1979-1985) e estudou Fotografia no International Center of Photography e no Rochester Institute of Technology, e Cinema na School of Visual Arts. Desde então, fotografou mais de 350 capas de revistas como Time, The New York Times, Newsweek e Forbes. Fez várias exposições no Brasil e no exterior (The Photographers Gallery – Londres; MASP – São Paulo; Pinacoteca – São Paulo; Museu da Fotografia – Curitiba; e Exit Art – Nova York). Diversos museus e centros culturais mantêm seus trabalhos no acervo permanente e em coleções temáticas (Instituto Itaú Cultural; Coleção Pirelli/MASP; Museu da Fotografia / Fundação Cultural de Curitiba; MAM / Museu de Arte Moderna de São Paulo; Library of Congress – Prints and Photographs Division, USA). Entre os prêmios que recebeu estão o Prêmio J. P. Morgan de Fotografia em São Paulo (1999) e o Adobe Image Contest em Nova Iorque (2001).
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO LÁ E CÁ – trabalhadoras e trabalhadores do Brasil – PAULO FRIDMAN
Curadoria: Diógenes Moura
Data: De 17/3 a 1/7, quartas a domingos
Horário: das 10h às 18h
Local: Área de exposição
Classificação: Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos.
SESC Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n – Brás
Horário de funcionamento: De quarta a domingo e feriados, das 10h às 18h.
Telefone para informações: (11) 3111-7400
Redes Sociais
Site: http://bit.ly/SESCDomPedroII
Facebook: https://pt-br.facebook.com/sescpqdompedro/