Performance rememora amas de leite e discute servidão negra no Sesc Ipiranga
Costurando a pele de seus próprios seios, performer busca relações entre o Brasil colonial e mazelas atuais
Crédito: Monica Cardim
No dia 26/5, o Sesc Ipiranga recebe a performance “Leite Derramado”, como parte do ciclo Negritudes do projeto Fricções. Rememorando a identidade das amas de leite, chamadas de mães pretas ou mucamas, a encenação traz à tona a história invisibilizada dessas mulheres negras, buscando reflexões com a atualidade. Com criação e atuação de Ana Musidora, a intervenção acontece às 18h30, no Auditório da Unidade.
A performance – Pele, leite e sangue
Quase como em uma instalação, a performer se posiciona sentada trajando um longo vestido branco, em certo momento, com os seios à mostra, linha e agulha perfuram sua pele em movimentos de costura. O ato doloroso simboliza a união dos cernes da performance: pele e leite. A pele como representação dos vínculos inter-raciais e de gênero que pautaram as relações humanas no Brasil colonial, o leite como memória ao afeto que aprisionou o corpo das mulheres negras. A apresentação cria pontes entre a existência dessas personagens na sociedade desde a escravidão e como esses papéis coexistem no espaço social atual.
Debatendo os aspectos raciais existentes no “amor” pela imagem da mãe preta, “Leite Derramado” dialoga com a objetificação do corpo negro feminino, sempre a disposição da exploração e violência compulsória do sistema escravocrata.
A criadora
Ana Musidora é artista-educadora. Bacharelada em Comunicação das Artes do Corpo com habilitação em dança pela PUC-SP, pesquisa memória do corpo e estética do estereótipo, investigando o hibridismo entre as linguagens da dança e performance. Co-fundadora da Nave Gris Cia Cênica, atualmente desenvolve solos de dança junto ao Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.
O projeto
Em seu segundo ciclo, o projeto Fricções traz o recorte “Negritudes”. Buscando friccionar diversas linguagens artísticas, temáticas centrais como “Resistências e Existências em Rede” e “Diversidade e Direitos Humanos”, permeiam atrações que falam sobre ancestralidade, candomblé, espaço das pessoalidades negras e racismo. Bate-papos, teatro, rodas de dança e intervenções consolidam as atuações de negros e negras de São Paulo, Rio de Janeiro Bahia, Amapá e Minas Gerais.
Serviço
Leite Derramado – Fricções
Quando: 26/5, às 18h30
Onde: Auditório
Quanto: Grátis
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Bilheteria da Unidade.
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822
Assessoria de Imprensa do Sesc Ipiranga
(11) 3340-2035
sescsp.org.br/ipiranga
facebook.com/sescIpiranga
@sescipiranga