Encontro acontece na exposição “O Rio do samba:
resistência e reinvenção”
28/02, das 16h às 17h30
Gratuito | limite de 15 vagas
Inscrições na recepção do museu, a partir das 15h do dia da atividade.
No dia 28 de fevereiro, a partir das 16h, o Museu de Arte do Rio – MAR, sob a gestão do Instituto Odeon, recebe uma oficina do projeto cultural “Tá no Pé – Dança Brasil”. Comandada pela dançarina, coreógrafa e professora de dança Tereza Azevedo, a atividade será realizada na Sala de Encontro da exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”, no andar térreo. A participação é gratuita e serão disponibilizadas 15 senhas, a partir das 15h, na recepção do museu.
O projeto cultural, voluntário e independente, tem como finalidade reunir, preservar e compartilhar a cultura popular por meio da dança, música e outras formas de arte. Vivendo em Lyon há mais de 10 anos, a artista Tereza Azevedo promoveu suas aulas de dança na cidade francesa para alunos das associações, universidades e escolas de teatro do país. O grupo esteve no Brasil em 2018 para participar do projeto e trocar experiências sobre como é aprender samba num contexto tão diferente do nosso.
O Museu de Arte do Rio – MAR
Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação com base no programa curatorial que norteia a instituição.
O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master, a Vale como copatrocinadora de exposições e a Rede D’Or São Luiz como apoiadora de exposições por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Escola do Olhar conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Dataprev, TNA, In Press e BNY Mellon por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e do Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização do Ministério da Cidadania e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.