Carregando Eventos

« Todos Eventos

Jardim de Esculturas do MAM São Paulo ganha projeto de conservação

março 9 - abril 9

Jardim de Esculturas do MAM São Paulo
ganha projeto de conservação

Projeto, que conta com patrocínio da Bombril, visa à recuperação de importantes esculturas e monumentos da cidade de São Paulo;
obras de artistas consagrados como Nuno Ramos, Franz Weissmann e Amélia de Toledo fazem parte da ação

 Desde o último mês, as 30 obras do Jardim de Esculturas, área do Parque Ibirapuera projetada por Roberto Burle Marx para abrigar trabalhos que integram a coleção do Museu da Arte Moderna de São Paulo, estão passando por processos de limpeza, restauro e proteção. Importantes nomes da cena contemporânea brasileira têm trabalhos de sua autoria ali instalados. Entre eles, Franz Weissmann, com Cantoneiras (1975); Emanoel Araújo, com Aranha (1981); Nuno Ramos, com Craca (1995), Amélia de Toledo, com Sete Ondas (1995) e Denise Milan e Ary Perez, com Sectiones mundi (1988).

Patrocinado pela Bombril, o minucioso trabalho é idealizado pela Sequóia Produções e realizado em parceria com um respeitado escritório de restauro e conservação, o Ateliê Julio Moraes. Cada uma das obras receberá cuidados específicos, de acordo com seu estado de preservação. Serão retiradas manchas de pichações, desgastes ocasionados por intempéries diversas e realizadas pinturas e polimentos quando necessário. Ao final do processo, que deve se estender até julho, as obras receberão uma cobertura que deve protegê-las e facilitar limpezas futuras.

“Buscamos obras instaladas em regiões extremamente emblemáticas da cidade. São pontos turísticos, com um fluxo grande de pessoas e com trabalhos de grandes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira”, pontua Eduardo Lara Campos, diretor da Sequóia Produções.

“Somos uma das marcas mais queridas e lembradas pelos consumidores. Esse ambicioso projeto surge como forma de retribuirmos para a população o carinho que recebemos ao longo dos 71 anos de nossa história. Preservar o nosso patrimônio histórico, além de ser um compromisso com o nosso passado, é fundamental para fortalecermos a identidade cultural da nossa sociedade”, afirma Guilherme Auger, diretor de marketing da Bombril.

O projeto de recuperação contará ainda com o registro fotográfico e audiovisual de todas as obras. O material será compilado em um catálogo impresso e digital que terá como intuito preservar e divulgar esse patrimônio cultural da cidade. A iniciativa conta com patrocínio da Bombril e apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o Jardim de Esculturas do MAM São Paulo

O Jardim de Esculturas foi projetado por Roberto Burle Marx para receber obras da coleção do MAM, integrando-se visualmente aos espaços do museu. Inaugurado em 1993, ele abriga 30 esculturas numa área de 6 mil metros quadrados, sendo um dos principais acervos brasileiros expostos a céu aberto.

Visitas educativas acontecem regularmente. Para agendamento: +55 11 5085-1313 ou educativo@mam.org.br.

Aqui um vídeo de divulgação do projeto: https://youtu.be/H_CCzirQg_w

Detalhes

Início:
março 9
Final:
abril 9