O Move Cine Arte é um festival internacional de cinema de origem brasileira, dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte que preenche uma lacuna oferecendo um espaço exclusivo de exibição e discussão de filmes que se debruçam sobre as outras artes, ampliando o público para as demais formas de expressões artísticas.
O Move propõe uma janela única para filmes que retratam processos de criação, biografias de artistas ou obras de outras linguagens que se interligam com o cinema como arquitetura, pintura, escultura, teatro, fotografia, dança, poesia, literatura, música, design, moda, performance, videoarte e outras.
A curadoria do festival é realizada por Andre Fratti Costa (Olhar Periférico Filmes, Brasil) e Steve Bisson (FilmEssay, Itália) que este ano selecionou 19 filmes de 14 países. Um júri internacional concederá os prêmios e os filmes agraciados serão exibidos em outubro em Veneza no Palazzo Mora do European Cultural Centre, em meio a efervescência da Bienal de Veneza, a Biennale Arte 2019 que acontece na cidade italiana.
Todos os filmes selecionados entre curtas, médias e longas metragens, serão exibidos em setembro em São Paulo. A abertura ao público, com exibição do longa Cravos, de Marco Del Fiol que aborda 3 gerações de artistas da família do fotógrafo Mario Cravo Neto será realizada no auditório principal do MIS dia 17/09 às 19h seguida de bate-papo entre os curadores Andre Fratti Costa, Steve Bisson e o diretor Marco Del Fiol.
A cena cultural paulistana simultaneamente também apresenta a obra de outro membro da família Cravo: o fotógrafo Christian Cravo inaugura “Mariana” exposição homônima ao livro de Christian, com curadoria de Adriana Cravo, que será inaugurada no dia 18/09 às 19h no Instituto Tomie Ohtake com 26 fotografias impressas em fine art que retratam as memórias humanas da maior tragédia ambiental do país: o rompimento da barragem de Fundão, que vitimou fatalmente 19 pessoas e desabrigou centenas de famílias em Mariana – Minas Gerais, em 2015.
As exibições em São Paulo acontecerão entre os dias 17 e 25 de setembro no MIS-SP (Museu de Imagem e do Som), na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), no Espaço Marieta, no IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), no Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, SENAC Lapa e Sala Tatuí (Lote 42). Em seguida, nos dias 26 e 27/09 o festival será exibido em Laguna, Santa Catarina.A fase internacional acontecerá em Veneza dias 18 e 19/10 e segue para Paris em novembro. A entrada é franca em todas as sessões e está sujeita à lotação das salas.
Serviço: Festival MOVE CINE ARTE 2019