Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Sesc lança livro: Rodrigo Brotero Lefèvre e a vanguarda da arquitetura no Brasil

junho 11 @ 7:30 pm - 9:30 pm

Obra assinada pelo professor Miguel Antonio Buzzar apresenta a trajetória do arquiteto Rodrigo B. Lefèvre e traz prefácio de um de seus parceiros, o também arquiteto Sérgio Ferro

No dia 11 de junho, terça-feira, a partir de 19h30, as Edições Sesc São Paulo lançam o livro Rodrigo Brotero Lefèvre e a vanguarda da arquitetura no Brasil, do professor e pesquisador Miguel Antonio Buzzar. O lançamento acontece em evento gratuito no Instituto Casa Vilanova Artigas, que inclui bate-papo com o autor e Rosa Artigas, filha do arquiteto Vilanova Artigas, e sessão de autógrafos.

O livro apresenta a trajetória do arquiteto paulista com atuação nas décadas de 1960, 70 e 80. A turbulenta década de 1960 foi o cenário para o desenvolvimento da carreira de Lefèvre, marcada pela aproximação a Sérgio Ferro e Flávio Império: os três arquitetos, então professores na FAU-USP, constituíram o grupo conhecido como Arquitetura Nova, empenhado numa leitura crítica da Escola Paulista de arquitetura, liderada por Vilanova Artigas.

O grupo rompeu com a chamada Escola Paulista devido a divergências quanto ao papel social da arquitetura. Lefèvre defendia maior participação dos pedreiros nas decisões construtivas e arquitetônicas, e condições mais humanas de trabalho, concebendo o canteiro não como lugar de exploração da mão de obra, mas de formação de cidadãos. O livro apresenta a teoria do arquiteto e analisa suas principais obras, das residências aos prédios públicos. Miguel Antonio Buzzar, professor do curso de Arquitetura da USP de São Carlos, faz essa exposição dentro do contexto histórico, levando o leitor a entender a atuação possível da arquitetura no ambiente político durante o regime militar.

O livro também oferece uma recopilação de material gráfico e fotográfico, resultado de uma ampla pesquisa documental realizada pelo autor durante a preparação de sua tese de doutorado, trabalho que deu origem a este livro. Muitas imagens são inéditas.

A obra nos oferece inicialmente uma reflexão sobre a formação da casa brasileira em geral, por meio do seu ‘programa doméstico’. Mas, no decorrer do livro, percebemos que, da casa moderna brasileira, Buzzar adentra, ajustando as características de semelhanças e diferenças, a ideia de uma casa moderna paulista cujas particularidades, baseadas nas propostas iniciais de Vilanova Artigas, e seguidas posteriormente pelas propostas dos ‘arquitetos dissidentes’, construíram conceitual e objetivamente uma tipologia precisa de ‘casa’, que em Lefèvre alcança especificidades determinantes de uma proposta autoral.

A análise da atividade projetiva de Lefèvre não se limita à produção anterior aos anos 1970, como em geral ocorre. Pelo contrário, Buzzar desenvolve uma importante pesquisa sobre a produção de Lefèvre como “trabalhador assalariado”, apresentando os projetos desenvolvidos para a empresa Hidroservice, equipamentos que levaram a marca da vida social da casa para a cidade, lembrando o ditado de Artigas: “as cidades como as casas”.

Sobre o autor

Miguel Antonio Buzzar é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1980), mestre (1996) e doutor (2002) em estruturas ambientais urbanas pela mesma instituição. Em 2011, obteve o título de livre-docente pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Docente da USP desde 1989, ocupou vários cargos, entre eles coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo e presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU-USP. É professor associado e diretor eleito (2016-2020) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo-USP, sendo membro do Conselho Universitário daUSP. Trabalhou nas Prefeituras de Diadema, Santo André e na COHAB de Santos entre 1989 e 1993.

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria
 

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.

Serviço

Lançamento do livro Rodrigo Brotero Lefèvre e a vanguarda da arquitetura no Brasil, de Miguel Antonio Buzzar

Dia 11 de junho de 2019, terça-feira, às 19h30

Bate-papo com o autor Miguel Antonio Buzzar e Rosa Artigas sobre a obra de Rodrigo Brotero Lefèvre e sua relação com a chamada Escola Paulista de Arquitetura, seguido de sessão de autógrafos.

Local: Instituto Casa Vilanova Artigas

Endereço: Rua Barão de Jaceguai, 1151 – Campo Belo | São Paulo

Entrada gratuita e aberta ao público.

Detalhes

Data:
junho 11
Hora:
7:30 pm - 9:30 pm
Evento Tags:
,

Local

Instituto Casa Vilanova Artigas
Rua Barão de Jaceguai, 1151
São Paulo, São Paulo 04606-003
+ Google Map
Telefone:
(11) 3854-5636