Transbordamentos da infância

Por Paulo Varella - junho 22, 2017
75 0
Pinterest LinkedIn

O Centro de Artes Calouste Gulbenkian apresenta a exposição individual da artista Patrícia Chaves, “Transbordamentos da infância”, com curadoria de Gabriela Dottori e Julio Ferreira Sekiguchi. A mostra é composta por pinturas que apesar de ancoradas no universo da representação infantil são decantadas pelas ações presentes nas criações da pintora.

Patrícia Chaves apresenta um trabalho de forte identidade visual expresso através de uma paleta reduzida que é inerente à plasticidade de suas composições. As imagens vão ganhando corpo nas suas rasuras, encobrimentos e apagamentos que provocam uma estética inacabada nas pinturas. Tal artifício conceitual pretende salientar a atemporalidade do “espaço-tempo” da infância que insiste em retornar como um não-todo.

Nas palavras dos curadores, “a artista rasga o invólucro da infância apresentando o lúdico de forma paradoxal pretendendo evidenciar algo que ali subjaz”. A exposição inaugura no dia 06 de Julho às 18h e fica aberta ao público no período de 07 de Julho a 05 de Agosto de 2017.

 

Sobre a artista:

Patrícia Chaves nasceu na cidade de Niterói e possui graduação no curso de Pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Freqüentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A artista também realizou exposição individual e participou de diversas coletivas, sendo a exposição “Cabra-Cega” apresentada na Galeria Modernista sua mais recente.

 

Informações:

Exposição: Transbordamentos da infância

Artista: Patrícia Chaves

Curadores: Gabriela Dottori e Julio Ferreira Sekiguchi

Abertura: 06 de Julho (quinta-feira) às 18h

Período expositivo: 07 de Julho a 05 de Agosto de 2017, de segunda a sábado, de 10h às 21h.

Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian – R. Benedito Hipólito, 125 – Praça XI, Rio de Janeiro – RJ, 20211-130

Entrada Gratuita

Mais Informações:

Telefone: (021) 2224-8300

e-mail: [email protected]

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here