João Guilherme Parisi - Toc-Toc! O cupido é um voyeur, óleo sobre tela, 80 x 80 cm, 2024
O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes, abre no dia 18/1, das 11h às 17h, na Zipper Galeria em São Paulo (SP). A exposição traz obras dos dez artistas selecionados nesta 16ª edição do evento, que contou com 311 inscrições. A mostra coletiva fica em cartaz até o dia 15/3, com entrada franca.
Nesta edição, foram selecionados Emika Takaki (SP), Fava da Silva (RJ), Ian Salamente (RJ), Iuri Dias (SP/MS), Jesus José (GO), João Guilherme Parisi (SP), Luana Lins (SP), Mauro Yamaguti (SP), Rafael de Almeida (GO) e Telma Gadelha (BA/RJ).
Também foi concedido o Prêmio Estímulo Fora do Eixo, no valor de R$ 1 mil, direcionado a um artista residente fora do eixo Rio – São Paulo. A premiada foi Beatriz Pessoa (nascida no Maranhão e residente em Minas Gerais).
O júri foi formado por Alef Bazilio (produtor e curador independente), Paulo Gallina (professor, pesquisador e curador independente) e Renato De Cara (curador independente e diretor do Paço das Artes – SP).
O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo movimentar e estimular o circuito de arte logo no início do ano. Há 16 anos, o evento avalia, exibe, documenta e divulga a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte em São Paulo (SP). O evento abre o calendário de artes na cidade e é uma porta de entrada para esses artistas no concorrido circuito comercial das artes no país.
A concepção e organização do Salão é do jornalista e curador Celso Fioravante e tem assistência de Lucas Malkut e projeto gráfico de Cláudia Gil (Estúdio Ponto).
16º Salão dos Artistas Sem Galeria
Abertura da exposição: Dia 18/1, das 11h às 17h.
Em cartaz até: 15/3.
Visitação: Seg. a sex., 10h/19h; sáb., 11h/17h. Entrada franca.
Local: Zipper Galeria.
Rua Estados Unidos, 1.494, Jardins, São Paulo (SP). Tel. (11) 4306-4306.
A arte biofílica é uma abordagem emergente e profundamente significativa que une expressão estética e…
Museus e galerias são pilares fundamentais do ecossistema da arte contemporânea, desempenhando papéis distintos, mas…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
Se você curte arte, tecnologia, natureza e ainda se amarra em um som de responsa,…
No entrelaçamento entre estética e resistência, o artivismo surge como uma linguagem disruptiva que transforma…
Neste artigo, exploramos o que define a arte contemporânea, como ela é interpretada e quais…