ArtRio
A ArtRio está chegando à sua 14ª edição, e acaba de apresentar as primeiras galerias selecionadas para o evento deste ano, que acontece entre 25 e 29 de setembro, na Marina da Glória. “Um dos nossos principais desafios ao realizar o evento é ter uma curadoria de excelência, com a seleção de galerias e propostas curatoriais que despertarão um novo olhar para a arte, além de reforçar o reconhecimento ao trabalho de artistas e galeristas. Ao mesmo tempo, temos o compromisso com as principais questões de alto impacto no futuro, como sustentabilidade, educação, inclusão e diversidade. A ArtRio, com sua agenda perene e ações direcionadas a diferentes públicos, nos permite trazer uma característica incomparável da arte: a capacidade de representar o pensamento e o desejo de mudança da sociedade, e assim traçar novos rumos da história”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2024, responsável pela seleção das galerias participantes do programa PANORAMA, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4), e pelo special advisor Márcio Botner.
O programa Solo reúne galerias trazendo projetos curados desenvolvidos por um único artista. A ArtRio 2024 apresenta ainda os programas especiais: Brasil Contemporâneo, destinado a artistas residentes fora do eixo Rio–São Paulo, representados prioritariamente por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; e o Jardim de Esculturas, destinado à exposição de obras tridimensionais de grandes dimensões das galerias participantes dos programas da feira.
Completa a ArtRio 2024 o programa Expansão, que se dedica à valorização e apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social.
No primeiro dia do evento serão anunciados os vencedores do Prêmio FOCO.
Fundada em 2011, a ArtRio é reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes. Seguindo o cenário global de discussão e atitudes focadas em sustentabilidade e conscientização sobre o tema, a feira também segue com uma série de ações voltadas para a redução de seu impacto.
Desde sua primeira edição, a ArtRio promove um calendário de ações ao longo de todo o ano, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes audiências, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando atividades educativas e culturais em espaços diversos. Com esse pensamento, a ArtRio estimula o mercado, seus agentes, promove debates, estimula o colecionismo e a formação de públicos.
A cada edição, a feira conta com mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, que vem ao Rio de Janeiro especialmente para a feira, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação também inclui visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas.
Feira ArtRio 2024 – 14ª edição
Data: de 25 e 29 de setembro
Local: Marina da Glória, Avenida Infante Dom Henrique, Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro – RJ
Leia também: Vem aí a 3ª edição de Rotas Brasileiras
A Arte feminista é mais do que um movimento estético — é uma prática crítica…
1. Introdução Nas primeiras décadas do século XXI, o sistema da arte globalizada parece cada…
De 15 de maio a 31 de agosto de 2025, o Sesc Vila Mariana recebe…
Koyo Kouoh, renomada curadora e diretora executiva do Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (Zeitz…
Neste artigo, reunimos os 10 maiores escândalos da história recente da arte — casos que…
Resumo Este artigo explora a influência duradoura do Movimento Arts and Crafts, liderado por William…