Exposições e Eventos

ArtRio volta à Marina da Glória em formato 100% presencial

A ArtRio volta a receber o público de forma 100% presencial na Marina da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. São mais de 60 galerias e 15 instituições artísticas na 12ª edição do evento, que acontece de 15 a 18 de setembro.

As galerias podem ser visitadas das 13h às 21h até sábado (17). No domingo, o horário vai ser adiantado por uma hora: das 12h às 20h. Na quarta-feira (14), a feira foi aberta apenas para convidados, para o evento-teste.

Em 2021, a feira adotou formato híbrido devido à pandemia do coronavírus. Para que possa ser acessível para mais pessoas, neste ano, o evento também vai disponibilizar as obras no site e haverá transmissões ao vivo de parte do evento.

Segundo a presidente da ArtRio, Brenda Valansi, esta edição pode ser definida como uma celebração. “Será uma edição marcada pela superação, resiliência, diversidade, criatividade e liberdade”, define. “Com a volta das viagens, teremos também a presença de muitos colecionadores brasileiros e também um grupo com mais de 40 colecionadores de outros países”.

O local vai ser dividido em dois: “Terra”, que representa o pavilhão central da Marina da Glória, e “Mar”, que é a parte externa, que cresceu ainda mais, com uma construção temporária de 3 mil metros quadrados. O novo espaço foi inspirado nas linhas do entorno da Marina, das montanhas e do vento, com direito a bares e restaurantes.

Até mesmo Beyoncé vai ser referenciada na exposição, em uma obra de exaltação da população negra e combate ao racismo.

O artista Pedro Carneiro produziu o quadro “Estamos entre rainhas e reis”, da série “Rosa”, com alusão à cantora norte-americana e o marido dela, Jay-Z, em clipe que foi gravado no Museu do Louvre, em Paris, mas com máscaras de Wakanda, de “Pantera Negra”, no rosto deles. No lugar do rosto de Monalisa, o autor representou Abdias do Nascimento.

“O desenho não obedece à formalidade de uma pintura figurativa, e é uma mistura de muitas referências, do Renascimento às HQs. As pinceladas são livres”, explica o artista. “Quero que um garoto de Oswaldo Cruz olhe e entenda as referências: ‘Essa pessoa me lembra o fulano da rua’”.

Já o programa “Solo” deste ano tem a curadoria do colecionador Ademar Britto. Ele reuniu obras de nove artistas de diferentes regiões do Brasil. Eles trazem debates sobre desigualdade social, periferias brasileiras e realidades distintas de grupos marginalizados.

Ademar Britto, o curador do programa “Solo” — Foto: Divulgação

O programa “Mira”, que teve curadoria de Victor Gorgulho e Henrique Rondinelli, se debruça na videoarte como plataforma. Enquanto isso, o programa “Expansão” se dedica a instituições e espaços que têm a arte como inclusão social e que atuam na valorização e na divulgação da arte e dos artistas. Por fim, o programa “Vista” se dedica a galerias com até 10 anos de existência.

O evento também conta com a divulgação dos vencedores do Prêmio Foco, destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira.

As galerias foram selecionadas pelo Comitê Curatorial (Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini, Eduardo Masini, Gustavo Rebello e Juliana Cintra). O evento é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pela BEX Produções, com correalização da Dream Factory.

Além do patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial da Cultura, o evento tem apoio das empresas: Beck’s, Movida, Aliansce Sonae, Rio Galeão, Estácio, Osklen, Sauer, Paco Rabanne, Bombay, Woods Wine, Woods Coffee, Ala Master, Windsor Hotéis, Shopping Leblon.

Programação ArtRio 2022

Quinta-feira (15)

16h: Arte e educação como ferramenta de transformações sociais
Conversa entre Andrea Hygino, Thelma Vilas Boas e Marina Sousa, mediada pela coidealizadora da Potência Ativa, Paula Borghi, sobre “as possibilidades e os desafios de educar além dos padrões e ferramentas tradicionais de educação”.

18h: Articulações artísticas para potencializar a vida
Debate entre Roched Sebá, do Instituto Vida Livre, Paula Borghi e Gabriela Davies, da Potência Ativa, e a artista Laura Lima, sobre como a arte pode ser ferramentar para as “urgências do mundo”.

Sexta-feira (16)

14h: Arte + Moda: algumas provocações
Conversa entre a jornalista e curadora Erika Palomino e a estilista e educadora Vicenta Perrotta sobre as relações entre os sistemas das artes e das modas e os códigos que as roupas transmitem.

16h: MAR na ArtRio
Conversa entre Sandra Sérgio e Marcelo Campos, diretora e curador chefe do Museu de Arte do Rio, e o artista Emmanuel Nassar.

18h: Curador Ademar Britto conversa com os artistas do programa SOLO

Conversa com os artistas Gabriel Giucci, JOTA, Elian Almeida e Maxwell Alexandre. Segundo o evento, são nomes que têm se destacado em diferentes fases de suas carreiras e com práticas diversas, com “recorte autêntico e, principalmente, preocupado com a formação de público e fruição cultural”.

Sábado (17)

14h: O valor da obra de arte
Conversa entre Ana Leticia Fialho e Angélica Moraes, com mediação do editor Ronaldo Graça-Couto.

16h: Conversa sobre arte
Conversa com a curadora do Museu de Arte Moderna, Keyna Eleison, e o artista Elian Almeida.

18h: Artista negro, galerista branca
Conversa entre o curador Igor Simões e a curadora do New Museum Vivian Croquett, com mediação de Nei Vargas, diretor da Aura Galeria, sobre os processos decoloniais no mercado de arte.

Domingo (18)

14h: Exu nos museus e na Avenida
Debate entre curadores Leonardo Antan e Marcelo Campos e os artistas Leonardo Bora e Gabriel Haddad, carnavalescos dos Acadêmicos da Grande Rio, com base no desfile campeão do carnaval carioca da Grande Rio “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”.

16h: Lançamento filme “Relevos da Alma” e conversa com Paulo Sergio Duarte
O curta-metragem é descrito como “uma viagem poética sensorial pelos relevos e formas geométricas de Arthur Piza, gravurista brasileiro radicado em Paris”, com as diretoras e roteiristas Adriana Miranda e Nina Luz, produzido pela Lumen Produções.

17h30: Vamos juntas? Como a arte pode unir mulheres
Conversa entre Anna Costa e Silva e Nanda Feliz, mediada por Maíra Marques, da Potência Ativa, sobre “o aprisionamento de mulheres em rótulos, limitações e diagnósticos” e o uso da arte para mudanças.

Serviço

ArtRio 2022
Dias: 15 a 18 de setembro (quinta-feira a domingo)
Horários: 13h às 21h (de quinta a sábado) 12h às 20h (domingo)
Venda de ingressos: https://www.artrio.com/
Valor: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Local: Marina da Glória, Avenida Infante Dom Henrique, Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro
Estacionamento no local, sujeito a lotação
Metrô mais próximo: Estação Glória


Com informações do G1


Leia também:
SP-Arte comemora sucesso de “Rotas Brasileiras”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

2 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago