Foto de Pico Garcez
Bianca Boeckel Galeria exibe “unʼaltra storia“, coletiva de fotografias composta por 25 registros de oito fotógrafos, com curadoria de Bianca Boeckel. “A fotografia permite a invenção de um roteiro livre, ao gosto e critério de quem a vê. É a poesia imagética em sua definição”, declara a curadora.
Nesta mostra composta por trabalhos de Antonio Garcia, Carol Nogueira, Giovanna Nucci, Marcelo Greco, Nelson Porto, Pico Garcez, Ricardo Becker e Thomas Baccaro, as escolhas foram feitas pelos próprios artistas, utilizando parâmetros não racionais e sim emotivos, uma vez que a qualidade e técnica das imagens é assegurada por seu profissionalismo e trajetória.
Uma seleção curatorial direcionada a uma ação determinada costuma levar em consideração regras e conceitos pré-definidos – que podem eventualmente não incluir “a fotografia querida”, a que fala mais ao coração do fotógrafo. Essa mostra é uma oportunidade de outra história ser contada, sob a ótica do próprio artista.
A fotografia é muito mais do que conteúdo técnico, ela vem para emocionar, gravar e nos fazer refletir. Define-se a fotografia em duas categorias: documental, quando a imagem serve para registrar um fato, e autoral, que normalmente é um conjunto de fotos que carregam uma mensagem pessoal do autor. O limite entre um e outro pode ser muito subjetivo. O fotógrafo autoral pensa na imagem como arte, já o documental tem o tema da foto como prioridade, deixando a plástica em segundo plano.
Quando se faz um trabalho autoral coloca-se um pouco de si próprio na imagem. Como o nome sugere, a foto carrega uma parte do autor. Para uma foto ser chamada de arte e ocupar a parede de uma galeria ou as páginas de um livro é preciso uma linguagem pessoal estabelecida, que revele o fotógrafo por trás dela.
Fotografar nada mais é que mostrar um panorama da alma com momentos eternizados e gravados no tempo, tornando-os eternos. É essa a função do profissional.
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…
Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…
Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…
Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…
Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…