A CAIXA Cultural São Paulo apresenta a exposição Hiper-realismo no Brasil, entre os dias 8 de dezembro de 2023 e 18 de fevereiro de 2024. Criada pelo artista plástico paulista Giovani Caramello, reconhecido pela expressividade de seu trabalho, a mostra chega pela primeira vez a São Paulo depois de passar com sucesso por Curitiba. Reúne esculturas em silicone, que reproduzem figuras humanas expressivas e peças produzidas em bronze. A exposição tem visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 10h às 18h e aos domingos e feriados, das 9h às 17h.
O artista explica um pouco do seu processo. “São várias técnicas utilizadas, entre elas cerâmica, resina, e as de silicone, que são as mais hiper-realistas, além do bronze, que é a minha nova fase, com uma escultura mais sóbria e monocromática”, comentou Caramello.
O curador Ícaro Ferraz Vidal Júnior acredita que essa exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte contemporânea brasileira. Para Ícaro, “Caramello nos apresenta uma série de imagens e personagens com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, o que nos fazem pensar na fragilidade do humano e na impermanência da vida”.
Autodidata, Giovani Caramello iniciou sua carreira com modelagem 3D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando, então, o interesse pelo realismo.
“Em 2013 comecei trabalhando como artista digital, e comecei com o interesse pela escultura tradicional, feita à mão, para me ajudar no digital. Só que quando comecei esse estudo eu me apaixonei pela escultura e mudei de área”, resume. Ele lembra que no início fez aulas de modelagem com o escultor Cícero D’Ávila, trabalhou como escultor comercial, e pouco tempo depois, começou sua obra autoral com o hiper-realismo.
A CAIXA Cultural atua na promoção do desenvolvimento sustentável, da responsabilidade social e ambiental, do bem-estar e da qualidade de vida para toda a população, do consumo e do crédito consciente, do exercício da cidadania, da inclusão social, da redução das desigualdades, da preservação de recursos naturais e culturais. Como grande incentivadora da cultura, apoia projetos que promovem grandes e novos artistas, e com uma programação plural e de qualidade, gratuita ou a preços acessíveis, a CAIXA proporciona aos brasileiros o acesso a diversas manifestações da arte e das culturas nacionais. Acesso ao poder transformador da arte.
Exposição: Hiper-realismo no Brasil, de Giovani Caramello
Curadoria: Ícaro Ferraz Vidal Júnior
Local: CAIXA Cultural São Paulo
End.: Praça da Sé, 111 – Centro – SP/SP
Informações: (11) 3321-4400
Período da exposição: de 8/12/23 a 18/02/2023
Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 18h, Domingo 9h às 17h.
Entrada Franca, com retirada de ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural São Paulo
Bilheteria: Terça a Sábado, das 10h às 18h; Domingo, das 9h às 17h
Classificação Indicativa: Livre
Realização: Via Press Comunicação
Leia também: Nano Art Hub abre segundo ciclo da feira de arte no Lar Center SP
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…