Exposições e Eventos

Centro de Memória Bunge preserva mais de 100 anos de história


A história está presente no cotidiano de qualquer sociedade, em sua política, crenças e, principalmente, nos livros didáticos. Para destacar a sua importância, temos duas datas que comemoram a ciência que estuda o comportamento humano e as mudanças na sociedade no decorrer dos anos, o Dia do Patrimônio Histórico e o Dia do Historiador, nos dias 17 e 18 de agosto, respectivamente.

O Dia do Patrimônio Histórico marcou o nascimento de Rodrigo Melo Francom, em 1898, que, durante três décadas, foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – autarquia federal do governo brasileiro responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do País. A entidade tombou, em 1887, o antigo Moinho Fluminense, que, atualmente, integra o complexo urbanístico Porto Maravilha. O moinho, que foi a primeira fábrica de moagem de trigo do Brasil, teve seu alvará liberado pela Princesa Isabel, servindo também de esconderijo para o então ministro da Fazenda Ruy Barbosa, em 1893, que precisou fugir de marinheiros durante a Revolta da Armada, contra o governo do presidente Floriano Peixoto.

Joaquim Nabuco, outro grande profissional dedicado a história brasileira, também foi homenageado com o Dia do Historiador em 19 de agosto. A data, instituída em 17 de dezembro de 2009, marca o aniversário do pernambucano e celebra os profissionais que se dedicam ao estudo de História. Diplomata, escritor e historiador, Joaquim foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Sabendo da importância da História e dos profissionais do segmento, o acervo do Centro de Memória Bunge, criado em 1994, preserva e torna acessível mais de 100 anos da Bunge no Brasil, a evolução dos valores, costumes e modos de organização da sociedade brasileira. O local conta, hoje, com mais de 1,5 milhão de documentos que podem ser acessados mediante agendamento.


Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…

12 horas ago

10 mestres do autorretrato e suas peculiaridades

Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…

12 horas ago

Quem foi a mulher retratada em Olympia de Manet?

Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…

12 horas ago

Qual é a diferença entre arte sacra e arte religiosa?

Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…

12 horas ago

Você sabia? Rainha Elizabeth II inaugurou o MASP

Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…

4 dias ago

Top 10 artistas do hiper-realismo que você precisa conhecer

O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…

4 dias ago