Galerias e Eventos

Museu de Arte do Rio no Youtube

Por decorrência do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, MAR cria a série Percursos Mediados.

Por Equipe Editorial - julho 15, 2020
63 0
Pinterest LinkedIn

O Museu de Arte do Rio está levando educação museal para o
Youtube com série inspirada em suas exposições. Já está no ar, no canal do MAR no Youtube, a primeira temporada da série Percursos Mediados, criada pela equipe de educação do Museu de Arte do Rio durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Até setembro serão lançadas três temporadas desenvolvidas a partir da prática pedagógica museal e que abordam temas presentes nas exposições, nos acervos museológico, bibliográfico e documental do MAR e, ainda, nas relações com o território onde o museu está localizado, na região portuária do Rio de Janeiro, com toda a sua história e potência cultural. 

Cada temporada tem cinco episódios de três minutos, todos com recursos de acessibilidade comunicacional – audiodescrição, legendagem e Língua brasileira de sinais (Libras). A primeira temporada leva para o ambiente virtual as mediações propostas para a exposição O Rio dos Navegantes, que ficou em cartaz de maio de 2019 até o fechamento temporário do museu, em março deste ano, e trazia uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram.

Os episódios são lançados sempre às segundas-feiras, às 10h. Em agosto estreiam os vídeos inspirados pela exposição coletiva Rua!, que discute as questões sociais das cidades e coloca a arte em diálogo com a cultura das ruas. E e em setembro chega ao Youtube a temporada de Pardo é Papel, primeira individual do jovem artista carioca Maxwell Alexandre em um museu brasileiro.

Foto: exposição "O Rio dos Navegantes" / Daniela Paoliello
Foto: exposição “O Rio dos Navegantes” / Daniela Paoliello

“Com esta série recriamos no espaço virtual as visitas mediadas oferecidas aos diferentes públicos do museu. Essas mediações são propostas de ampliação da experiência dos visitantes com os conteúdos e obras em exposição, contribuindo para o desenvolvimento de reflexões e processos críticos”, observa o coordenador de educação do MAR, Hugo Oliveira. Ele conta ainda que todas as as das séries da exposição se estruturam da mesma maneira:

“O primeiro episódio se inspira no acolhimento que ocorre nas visitas ao museu, quando acontece uma introdução à instituição e sua história,  e faz conexão com o conteúdo que será visto naquela temporada. Os dois vídeos seguintes dão conta da mediação em si, trazendo imagens dentro da exposição e falas dos educadores, gravadas de suas casas, abordando as relações entre obras, núcleos ou artistas.

O quarto episódio apresenta dispositivos de mediação criados para as exposições, que podem ser objetos ou metodologias usados durante as visitas de grupos ao MAR. O quinto e último introduz o espectador no universo experimental das mediações com um conteúdo onde o exercício nas linguagens artísticas contemporâneas se faz presente na relação com temas diretos e transversais à exposição”.


Assista agora aos dois primeiro episódios da série de estreia, Percursos Mediados – O Rio dos Navegantes!

Episódio 1 – Apresentação


Episódio 2 – O contemporâneo atemporal: neste episódio os educadores apresentam as relações entre duas obras: “Zero Cruzeiro” (1974), do artista Cildo Meireles, e “Colonização” (2016), de Jaime Lauriano.


Inscreva-se no canal do MAR no Youtube e não perca os próximos episódios!


Episódio 3 – Relações entre Claudia Jaguaribe e Rosana Paulino: os educadores do MAR colocam em foco os trabalhos de Claudia Jaguaribe e Rosana Paulino presentes na exposição “O Rio dos Navegantes”. O vídeo aborda a relação de expansão dos meios de elaboração e técnicas utilizadas pelas artistas. Lançamento: 20/07.

Episódio 4 – Contra-maré: para este episódio da série trazemos uma surpresa: o dispositivo artístico-pedagógico Contra-maré em formato de vídeo interativo! Neste jogo, a exposição transforma-se em um tabuleiro. Navegue pelos núcleos e enfrente alguns desafios. Chame sua família e venham jogar junto! Lançamento: 27/07.

Epísódio 5 – O amor mora em Ramos: encerrando a série, convidamos todos a seguir o caminho das estrelas. Vamos procurar o amor no espaço, no silêncio do universo, no quente do sistema solar, no brilho fúnebre das estrelas e descobrir que ele está na Terra. Atravessou pelo buraco de ozônio e quase morreu navegando o atlântico até o mar da praia de Ramos. Lançamento: 03/08.

A equipe do Museu de Arte do Rio agradece o empenho de todos os educadores que participaram deste projeto.


Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários