Exposições e Eventos

Entrevista com Claudio Alvarez sobre a mostra “Quando Vemos”


Você pode contar um pouco sobre o tema da exposição? O que você deseja transmitir?

“Quando Vemos”, apresenta uma série de trabalhos desenvolvidos durante este ano, de 2019, cuja temática persiste na investigação dos modos pelos quais se dá a percepção. Pretendo transmitir, de certo modo, o processo de apreensão que resultou nestas obras e instigar o espectador à reflexão sobre seu próprio modo de ver.

Algumas obras exploram, de maneira mais direta, ilusões de ótica, no entanto, quando observadas, parecem reais e é real enquanto aparência. Este estranhamento diante do objeto pretende ser uma provocação e que, acredito, deve levar o espectador a algumas possíveis indagações. Em outras, são questões espaciais e temporais que estão em jogo. O deslocamento ou a iminência deste movimento são os elementos constitutivos inerentes a obra.


As obras são inéditas? Foram feitas em quais suportes?

Apresentarei doze obras inéditas. A exposição contará com 14 obras no total, incluindo duas obras, também de 2019 e que farão parte desta curadoria. A maior parte de meus trabalhos são executados em aço inox, madeira, vidro e acrílico. Além destes materiais, uso lentes, refletores, imãs e espelhos. Para esta exposição usarei também como suporte, monitores LED.


Em seus trabalhos, você relativiza e investiga a percepção humana a partir de obras que propõem movimento, ilusões de ótica, e uma pluralidade de relações entre espaço e tempo. Como surgiu seu interesse por essa pesquisa?

Pela curiosidade e por uma série de indagações a propósito de fenômenos naturais e cotidianos. Este interesse pelos aspectos externos dos fenômenos e que se traduziram na plasticidade do trabalho, em algum ponto do meu percurso me conduziram a refletir sobre a percepção. O fenômeno lá fora é também uma maneira peculiar de perceber. A percepção se dá no interior e não no exterior. A definição de realidade ou ilusão pode também se apresentar como uma escolha, aceitando o simulacro como real ou vice-versa.


O que mudou e o que permaneceu em seu fazer artístico dos anos 1980 para cá?

Permaneceu a poética e a essência do processo criativo baseado na investigação. O fio condutor permanece o mesmo, porém a soma dos resultados provocou transformações graduais à medida que novas descobertas passaram a compor meu repertório. Surgem novos caminhos que apontam novas possibilidades. Tem sido assim! As mudanças fazem parte do processo.


A geometria está fortemente presente em suas obras, de onde vem esse encantamento pelas formas e linhas?

Talvez este encantamento com a geometria, principalmente com as linhas, venha de muito longe. Entre as lembranças visuais mais nítidas da infância estão aquelas imensas torres que seguravam lá no alto fios que se conectavam a outras torres. Em alguns destes fios ficavam suspensas misteriosas esferas que pareciam flutuar quando os fios se perdiam na distância. Hoje, em escala menor, as estruturas, os fios e as misteriosas esferas retornam no meu trabalho somados aos diversos elementos que surgiram ao longo do meu caminho. 


Veja também

https://arteref.com/dossie/claudio-alvarez-ilusao-materialidade/

Serviço

  • Exposição “Quando Vemos”
  • Data: 03/12/19 a 08/02/2020
  • Local: R. Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo
  • Galeria Lume
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Como eram os cadernos de desenhos de artistas famosos?

Os cadernos de desenhos que possivelmente estão nos bolsos e bolsas de todo artista possuem…

16 horas ago

Estúdios: veja 46 fotos dos bastidores dos artistas famosos

Um bom estúdio para um artista é um lugar muito importante. Alguns estúdios podem parecer…

22 horas ago

Como autenticar e proteger sua arte

Mais e mais pessoas estão comprando, vendendo e colecionando arte graças a chegada da Internet.…

22 horas ago

Top 10 artistas que fizeram parte do cubismo para você conhecer!

O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles…

22 horas ago

Arte rupestre: o que é e quais são suas características?

O que é arte rupestre? Representa uma manifestação artística muito abrangente, que pode aparecer no…

4 dias ago

Os 8 principais movimentos artísticos do século XX

Os movimentos artísticos do século XX se inserem em um contexto marcado por profundas mudanças…

4 dias ago