BANANAL é uma iniciativa de artistas, produtores culturais, arquitetos, cozinheiros e educadores que se juntaram ao redor da ideia de abrir um espaço cultural na Barra Funda, bairro na região central de São Paulo. O projeto se estrutura ao redor da ideia de fortalecer redes e ações culturais que visem o desenvolvimento, a experimentação e a prototipagem de novos projetos em arte, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade, envolvendo agentes que se encontram à margem do circuito institucional e do mercado.
O projeto bananal será lançado inicialmente como um co-working de artistas mas já sendo projetado para ser um espaço de articulação e fomento de diversas iniciativas e linguagens artísticas, voltado principalmente à formação de público, educação e ações no território.
O espaço que será construido abrigará ateliês coletivos, um espaço expositivo para difusão de trabalhos artísticos, uma loja para venda de produtos autorais, uma sala para acolher cursos e oficinas, e ainda terá um bar e café e uma cozinha comunitária, que funcionará acolhendo iniciativas gastronômicas do entorno.
O coletivo lançou o projeto junto com uma campanha de financiamento coletivo na plataforma da BENFEITORIA para arrecadar o valor necessário para reformar o galpão central do espaço que encontraram. A campanha fica no ar até dia 24 de julho e é a modalidade TUDO OU NADA, ou seja, se o grupo arrecadar o valor da meta de R$35.000,00 levam o valor, se não todos os apoiadores são reembolsados com os valores doados integralmente.
Entre os dias 15 de junho e 24 de julho BANANAL realizará uma programação online com artistas e iniciativas convidadas para discutir arte, cidade território; a importância de espaços independentes; sustentabilidade e agroecologia na cidade; poéticas artísticas, linguagens e redes. Fique ligado no instagram que eles farão da divulgação por lá.
Para apoiar a campanha do projeto, você deve ir ao site www.benfeitoria.com/bananal e escolher o valor e a recompensa que deseja receber pelo seu apoio.
O financiamento coletivo é uma maneira contemporânea de captar recursos através de doações e contribuições de pessoas e empresas. Através dele, pessoas podem contribuir para que um projeto seja realizado e em troca elas ganham recompensas, que são ofertadas por quem receberá o apoio financeiro.
O grupo preparou diversas recompensas: vale drinks, jantares, viagens, kits da loja BANANAL, cursos e oficinas e obras de artistas da casa. Para além disso você também pode escolher uma das recompensas sociais do projeto, como o KIT HIGIENE ou a CESTA BÁSICA AGROECOLÓGICA, que serão doadas para a população em vulnerabilidade social da Barra Funda.
BANANAL é um espaço de encontro e de produção artística, híbrido e compartilhado. Um território-cidade; público para trocas, conexões e compartilhamentos, que pulsa sua potência e diversidade, reflete e acompanha as questões pertinentes ao seu tempo.
É também o território-campo, um espaço que possibilita encontro, o respiro, a nutrição e a troca, articulando agentes locais e iniciativas em rede, de forma a potencializar projetos, produções artísticas e gastronômicas.
Como organismo vivo, subterrâneo e silencioso, BANANAL multiplica a sua potência de ramificação em ramificação. É o rizoma, o umbigo e o coração da banana. Aglutina e pulsa a seiva criativa de artistas, produtores, pesquisadores, curadores e gestores que se colocam à margem do circuito, porém que se fortalecem em rede e no apoio mútuo.
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…