Exposições e Eventos

Conheça Renato Magalhães Gouvêa, pioneiro do mercado de arte no Brasil

Renato Magalhães Gouvêa revolucionou a história da arte no Brasil durante meio século, entre as décadas de 1950 e 1990. Apoiou artistas, realizou exposições, organizou leilões e produziu “São Paulo: Sociedade Anônima”, importante filme do cinema brasileiro, lançado em 1965. Ele liderou o setor de vendas de obras de artes e estabeleceu preço, qualidade e glamour até então nunca alcançados no mercado nacional, tanto no padrão dos eventos quanto nos valores das peças.

Os detalhes desta jornada efervescente são contados em Maestro, lançamento da Matrix Editora, escrito pelo biógrafo Rogério Godinho. A biografia, repleta de fotos de época e reproduções de importantes obras de artistas citados ao longo do livro, revela os primeiros passos da trajetória de uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do setor artístico brasileiro no século XX, que foi diretor do MASP por mais de 50 anos e segue, no alto de seus 93 anos, antenado ao mercado de arte.

O título do livro tem origem em um poema de Francisco Luiz de Almeida Salles em homenagem à Renato Gouvêa Magalhães que o define como “maestro da contenção da convulsão de valores das artes plásticas brasileiras”. Ainda na adolescência, Magalhães percebeu a felicidade que a observação de um quadro trazia. Essa emoção, mais tarde, o levaria a deixar a advocacia e se dedicar ao campo cultural. Um dos seus maiores desejos era conectar a arte a mais pessoas, principalmente próximas, para que elas pudessem experimentar os mesmos sentimentos de alegria.

Renato Magalhães Gouvêa

Renato foi parceiro e amigo de grandes nomes da cultura brasileira, como Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi, Gilberto Freyre, Flávio de Carvalho, Sérgio Milliet, Sérgio Rodrigues, Di Cavalcanti e Luiz Sérgio Person. Ele conquistou como clientes os maiores colecionadores da época, de Olavo Setúbal a Joseph Safra, de Valentim Diniz a Ricardo Brennand. Como galerista, foi um ator essencial, ora revelando, ora resgatando artistas como José Claudio, Mario Gruber, Claudio Tozzi, Yutaka Toyota, Noemia Mourão e outros gênios, a maior parte deles exclusivos.

Ao viajar por um período de destaque das artes brasileiras, Maestro oferece uma visão íntima, detalhada e criativa sobre como é viver com a arte, para arte e da arte em terras tupiniquins. O livro e a vida de Renato Gouvêa Magalhães são fontes de inspiração e conhecimento para artistas, apreciadores, colecionadores e curiosos que desejam se deslumbrar pelas galerias de emoções apresentadas na obra.

O livro tem o apoio do Banco Itaú.

Ficha técnica

Título: Maestro – Renato Magalhães Gouvêa e a revolução do mercado de arte
Autor: Rogério Godinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-238-6
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 328
Preço: R$ 79,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon


Leia também:
Soft Power: como a Bienal e a SP Arte ajudam a promover o Brasil no exterior

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Casa Galeria apresenta “A Leveza Pode Ser o Peso da Nossa História”

A Casa Galeria apresenta, a partir de 24 de maio, a exposição “A Leveza Pode…

15 horas ago

11 dicas para vender quadros produzidos por inteligência artificial

A Inteligência Artificial tem tido um grande impacto na produção de arte, permitindo que artistas…

21 horas ago

Surrealismo: por uma vanguarda revolucionária, por uma arte política

Sob uma perspectiva crítica, acadêmica e histórica, abordaremos o Surrealismo — movimento artístico que se…

21 horas ago

15 fatos sobre Benedito Calixto que farão você perceber que já o conhecia

Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém, no dia 14 de outubro de 1853 e…

21 horas ago

Obra de Lasar Segall desaparecida por 8 décadas será exibida em museu

A pintura “Witwe” ou "Viúva", de Lasar Segall, que fez parte da exposição "Arte Degenerada"…

21 horas ago

Museu de Arte do Rio (MAR) inaugura exposição “TÊTA”, de Lidia Lisbôa

O Museu de Arte do Rio (MAR) apresenta a partir deste sábado, 18/05, Dia Internacional…

21 horas ago