MAM São Paulo (Museu de Arte Moderna de São Paulo) promove, em junho, cinco novos cursos ministrados por profissionais das áreas de fotografia, design e arte contemporânea, e conservação e restauro de obras. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM.
Apresentado de forma híbrida por Raul Machado, o curso Introdução à conservação e ao restauro de pintura oferece ao longo de 8 aulas uma visão abrangente do universo da preservação do nosso patrimônio cultural. Por meio de aulas dinâmicas e estudos de casos, os alunos serão introduzidos ao fascinante e complexo trabalho do Conservador/Restaurador.
Os participantes aprenderão a desenvolver um olhar crítico ao examinar obras de arte, identificando problemas intrínsecos e extrínsecos. Além disso, serão abordados os bastidores de uma exposição e o papel fundamental do profissional de conservação.
Também em formato virtual e presencial, o curso Design autoral de estampas, ministrado por Bruna Boni, visa a estreita integração entre as áreas da arte e da estamparia, destacando a importância da preservação do traço e da técnica para manter a autenticidade do estilo do artista. Com foco na criação de estampas digitais, o curso oferece ferramentas essenciais para o desenvolvimento dessa transformação criativa.
Os participantes aprenderão a criar estampas para serem aplicadas em diversas superfícies, desde a elaboração de módulos de repetição/rapport até a aplicação da estampa localizada, com ênfase na engenharia da estampa para o molde do produto.
O curso presencial Fotografia Básica, conta com o professor Marcello Vitorino e foi projetado para pessoas que desejam dar os primeiros passos pelos territórios da fotografia, transitando entre técnica, linguagem e poéticas visuais.
O curso visa estimular o pensamento crítico e a produção criativa por meio da fotografia, transmitindo conhecimentos fundamentais de técnica, incluindo operação de câmera, manipulação de luz, fotometria e objetivas, bem como explorando aspectos cruciais da linguagem fotográfica, como composição, enquadramento, cor, preto e branco, edição e discurso visual.
Em formato 100% on-line, o curso Fotografia brasileira no acervo do MAM é apresentado pelo professor Guilherme Tosetto. Com o apoio de catálogos de exposições, textos e livros do MAM, as aulas apresentam uma linha do tempo com os principais acontecimentos, autores e obras responsáveis pelo desenvolvimento da fotografia inserida no contexto da arte brasileira.
Além do conhecimento histórico, os alunos poderão reconhecer no acervo a diversidade de visualidades das obras ali presentes. O público-alvo são pesquisadores e interessados em arte e fotografia contemporânea.
Também on-line, o curso LGBTQIAPN+ na arte contemporânea reúne pessoas pesquisadoras e artistas para discutir e analisar a produção artística contemporânea de indivíduos LGBTQIAPN+ nas áreas das artes visuais e da performance.
Apresentado pelos professores Leandro Colling, Chris, The Red e Ian Habib, o curso analisa essa produção, identificando as condições emergentes dessas obras. Serão analisadas exposições nacionais e internacionais que abordam dissidências sexuais e de gênero, refletindo sobre a representação do erótico, pornográfico e das sexualidades na arte contemporânea. Dessa forma, são introduzidas novas abordagens interpretativas para compreender a arte contemporânea das dissidências sexuais e de gênero.
Para conferir a programação completa de cada curso, clique aqui.
Leia também: Inscrições abertas para o Prêmio FOCO ArtRio 2024
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…