Edital de fotografia da Funarte, lançado em 20 de junho de 2022, tem suas inscrições abertas até dia 04 de agosto de 2022. Esta é a terceira edição do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga.
Por meio do programa, serão concedidas bolsas de estímulo à conservação e preservação da fotografia. Serão contemplados projetos de pesquisa que abordem temas nesse campo de atividade. Seis bolsas, de R$ 45 mil cada uma, serão outorgadas. A iniciativa é realizada através do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF), integrante do Centro de Programas Integrados da Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Podem candidatar-se pessoas físicas, residentes em qualquer lugar do Brasil, que atuem nas áreas técnicas relacionadas ao concurso. Cada proponente poderá inscrever um projeto por módulo, podendo ser contemplado por apenas um projeto. Para se inscrever em mais de um módulo o candidato deve efetuar uma inscrição de cada vez.
Solange Zúñiga era doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com tese sobre políticas de preservação de acervos documentais; e mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Columbia – Nova York (EUA), onde cursou mestrado em Administração da Preservação. Foi diretora dos antigos departamentos de Artes e de Pesquisa e Documentação da Funarte. Foi responsável pela concepção, desenvolvimento e coordenação do Programa Nacional de Preservação e Pesquisa da Fotografia do Instituto Nacional da Fotografia INFoto – política cultural a partir da qual foi criado o CCPF, Participou da equipe de historiadores responsável pela concepção, implementação e coordenação do projeto do Centro de Pesquisas Históricas da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Foi uma das idealizadoras do projeto Publicação e Disseminação de Literatura Técnica em Preservação, do programa Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos (CPBA) – com apoio de instituições norte-americanas, como a Comission on Preservation and Access (Comissão de Preservação e Acesso) e a Fundação Andrew W. Mellon e, no Brasil, a Fundação Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social.
As informações completas do edital vc confere aqui.
Leia também:
SP–Arte Rotas Brasileiras abrange a pluralidade artística brasileira
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…