Octopia, 2016
Eduardo Navarro, nascido em 1979, é um artista de Buenos Aires, Argentina, cujo trabalho tem sido mostrado em diversas exposições coletivas ao redor do mundo. O artista investiga possíveis pontos de convergência entre arte e ciência, dedicando especial atenção às possibilidades de diálogo entre espécies.
Suas performances e instalações muitas vezes dependem de artistas, bailarinos e voluntários para acontecer. As propostas envolvem desde de coreografias complexas até desenhos comestíveis, em que ele parte de experiências sensoriais para colocar em cheque a separação Ocidental entre natureza e cultura.
Navarro partiu de uma pesquisa sobre o movimento dos ventos para conceber uma grande instalação composta por 30 trajes que serão ativados por performers e bailarinos ao longo da exposição.
Assim como em trabalhos anteriores, Timeless Alex (Alex Atemporal), 2015 e Octopia, 2016, em que Navarro desenvolveu uma indumentária especial para habitar o corpo de outras espécies (tartarugas e polvos), em Predição Instantânea do Tempo, o artista cria uma espécie de “roupa-biruta” que conecta o corpo com o ar em movimento. Ele explora formas de transformação da percepção para propor novas maneiras de relacionamento entre o humano e o seu meio.
Navarro desenvolveu junto com a bailarina e coreógrafa paulista Zélia Monteiro uma série de movimentos coreográficos em que bailarinos investigam o potencial plástico e a eficiência desses aparatos em resposta, e em relação, às correntes de vento dentro e fora do Pivô. Haverá duas ações programadas no início e no final da exposição, além de programas públicos em que os visitantes são convidados a experimentá-los.
Predição Instantânea do Tempo é um projeto comissionado pelo Pivô e realizado em seu espaço expositivo principal. A exposição foi viabilizada por meio de uma parceria anual com o Instituto Inclusartiz.
https://nararoesler.art/artists/76-eduardo-navarro/
A Galatea Salvador abre a programação de 2026 com duas exposições paralelas. Na primeira, une-se…
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta entre os dias 7 de fevereiro e 26 de…
A memória é sempre um tema apaixonante, no seu sentido mais amplo, é essencial para…
O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…
Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…
Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…