A Galeria Aura apresenta a Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis” de 15 de junho a 08 de julho de 2023. A mostra traz obras de Bruno Weillemann Belo, Cecília Costa, Dhiani Pa’saro, Érica Magalhães, Fernanda Valadares, Lilian Maus, Marcela Crosman, Marga Ledora, Renan Teles, Rommulo Vieira Conceição e Talles Lopes. Com texto crítico de Gabriel Kogan, a seleção de obras discute as aproximações entre arte contemporânea e arquitetura, refletindo sobre os limites entre os dois campos.
Em seu texto crítico, Gabriel Kogan pontua que “a fascinante história sobre o desenvolvimento da arte e da arquitetura durante o Renascimento, nos mostra as intricadas aproximações entre ambas nesse período. Artistas eram arquitetos e arquitetos, artistas; compartilhavam suas origens nos trabalhos manuais artesanais, suas pesquisas tecnológicas, suas descobertas espaciais. Nos séculos seguintes, no entanto, como irmãs separadas ainda no berço, arte e arquitetura buscariam autonomia de seus ofícios, cada uma com vocabulários específicos a partir do desenvolvimento de suas linguagens”.
Na contemporaneidade, tendo em vista as reavaliações críticas da modernidade levadas a cabo, como se dão as relações entre os campos da arte e da arquitetura? Deveria-se buscar uma reconciliação? Como a arquitetura poderia adentrar profundamente no campo das artes e as artes no da arquitetura? Ou deveríamos assumir que esses campos jamais poderiam se reunificar?
A mostra busca pensar essas questões apresentando artistas que, por vezes de maneiras improváveis, borram as linhas fronteiriças entre os dois ofícios.
Atuante no mercado da arte desde 2015, a Aura foi criada como uma plataforma on-line de mapeamento de artistas emergentes que em 2017 fixou sede em São Paulo, passando então a atuar como uma galeria de arte em moldes tradicionais.
O ano de 2022 marca um redirecionamento de seu percurso e atuação no sistema da arte e também de um novo espaço físico, que será inaugurado no mês de outubro no bairro dos Jardins, próximo a importantes agentes do campo da arte contemporânea, museus e centros culturais.
Com origem de diferentes regiões, inclusive fora do país, seu novo time de artistas reúne linguagens variadas com propostas capazes de dar soluções de excepcional qualidade a questões conceituais, afinadas ao debate contemporâneo das artes visuais. São seus artistas que possibilitam à Aura assumir o desenvolvimento do colecionismo de arte contemporânea como principal eixo norteador do posicionamento institucional e mercadológico de seus artistas nas escalas nacional e internacional.
Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis”
Artistas: Bruno Weillemann Belo, Cecília Costa, Dhiani Pa’saro, Érica Magalhães,
Fernanda Valadares, Lilian Maus, Marcela Crosman, Marga Ledora, Renan Teles,
Rommulo Vieira Conceição e Talles Lopes
Data da abertura: 15 de junho, das 17h às 21h30
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h
Período da exposição: 15 de junho a 08 de julho de 2023
Local: Aura Galeria. Rua da Consolação, 2767 – 01416-001 – Jardins | São Paulo/SP
Leia também: CCBB São Paulo recebe mostra que aproxima natureza e tecnologia
O Itaú Cultural apresenta, a partir de 27 de novembro de 2024, a exposição 'Artistas…
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…