Exposições e Eventos

Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis” na Galeria Aura

A Galeria Aura apresenta a Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis” de 15 de junho a 08 de julho de 2023. A mostra traz obras de Bruno Weillemann Belo, Cecília Costa, Dhiani Pa’saro, Érica Magalhães, Fernanda Valadares, Lilian Maus, Marcela Crosman, Marga Ledora, Renan Teles, Rommulo Vieira Conceição e Talles Lopes. Com texto crítico de Gabriel Kogan, a seleção de obras discute as aproximações entre arte contemporânea e arquitetura, refletindo sobre os limites entre os dois campos.

Dhiani Pa’saro Nãh — Beijú, 2023 Marchetaria Ø 80 cm. Crédito: Galeria Aura

Em seu texto crítico, Gabriel Kogan pontua que “a fascinante história sobre o desenvolvimento da arte e da arquitetura durante o Renascimento, nos mostra as intricadas aproximações entre ambas nesse período. Artistas eram arquitetos e arquitetos, artistas; compartilhavam suas origens nos trabalhos manuais artesanais, suas pesquisas tecnológicas, suas descobertas espaciais. Nos séculos seguintes, no entanto, como irmãs separadas ainda no berço, arte e arquitetura buscariam autonomia de seus ofícios, cada uma com vocabulários específicos a partir do desenvolvimento de suas linguagens”.

Lilian Maus Micronacionalismo das conchas (díptico), 2022 Pintura acrílica sobre lascas de parede alfinetadas em foam board 30 x 200 cm. Crédito: Galeria Aura

Na contemporaneidade, tendo em vista as reavaliações críticas da modernidade levadas a cabo, como se dão as relações entre os campos da arte e da arquitetura? Deveria-se buscar uma reconciliação? Como a arquitetura poderia adentrar profundamente no campo das artes e as artes no da arquitetura? Ou deveríamos assumir que esses campos jamais poderiam se reunificar?

A mostra busca pensar essas questões apresentando artistas que, por vezes de maneiras improváveis, borram as linhas fronteiriças entre os dois ofícios.

Sobre a Galeria Aura

Atuante no mercado da arte desde 2015, a Aura foi criada como uma plataforma on-line de mapeamento de artistas emergentes que em 2017 fixou sede em São Paulo, passando então a atuar como uma galeria de arte em moldes tradicionais.

O ano de 2022 marca um redirecionamento de seu percurso e atuação no sistema da arte e também de um novo espaço físico, que será inaugurado no mês de outubro no bairro dos Jardins, próximo a importantes agentes do campo da arte contemporânea, museus e centros culturais.

Com origem de diferentes regiões, inclusive fora do país, seu novo time de artistas reúne linguagens variadas com propostas capazes de dar soluções de excepcional qualidade a questões conceituais, afinadas ao debate contemporâneo das artes visuais. São seus artistas que possibilitam à Aura assumir o desenvolvimento do colecionismo de arte contemporânea como principal eixo norteador do posicionamento institucional e mercadológico de seus artistas nas escalas nacional e internacional.

Serviço

Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis”
Artistas: Bruno Weillemann Belo, Cecília Costa, Dhiani Pa’saro, Érica Magalhães,
Fernanda Valadares, Lilian Maus, Marcela Crosman, Marga Ledora, Renan Teles,
Rommulo Vieira Conceição e Talles Lopes
Data da abertura: 15 de junho, das 17h às 21h30
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h
Período da exposição: 15 de junho a 08 de julho de 2023
Local: Aura Galeria. Rua da Consolação, 2767 – 01416-001 – Jardins | São Paulo/SP

Leia também: CCBB São Paulo recebe mostra que aproxima natureza e tecnologia

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

6 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago