Exposições e Eventos

Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis” na Galeria Aura

Por Equipe Editorial - junho 13, 2023
372 0
Pinterest LinkedIn

A Galeria Aura apresenta a Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis” de 15 de junho a 08 de julho de 2023. A mostra traz obras de Bruno Weillemann Belo, Cecília Costa, Dhiani Pa’saro, Érica Magalhães, Fernanda Valadares, Lilian Maus, Marcela Crosman, Marga Ledora, Renan Teles, Rommulo Vieira Conceição e Talles Lopes. Com texto crítico de Gabriel Kogan, a seleção de obras discute as aproximações entre arte contemporânea e arquitetura, refletindo sobre os limites entre os dois campos.

Galeria Aura
Dhiani Pa’saro Nãh — Beijú, 2023 Marchetaria Ø 80 cm. Crédito: Galeria Aura

Em seu texto crítico, Gabriel Kogan pontua que “a fascinante história sobre o desenvolvimento da arte e da arquitetura durante o Renascimento, nos mostra as intricadas aproximações entre ambas nesse período. Artistas eram arquitetos e arquitetos, artistas; compartilhavam suas origens nos trabalhos manuais artesanais, suas pesquisas tecnológicas, suas descobertas espaciais. Nos séculos seguintes, no entanto, como irmãs separadas ainda no berço, arte e arquitetura buscariam autonomia de seus ofícios, cada uma com vocabulários específicos a partir do desenvolvimento de suas linguagens”.

Galeria Aura
Lilian Maus Micronacionalismo das conchas (díptico), 2022 Pintura acrílica sobre lascas de parede alfinetadas em foam board 30 x 200 cm. Crédito: Galeria Aura

Na contemporaneidade, tendo em vista as reavaliações críticas da modernidade levadas a cabo, como se dão as relações entre os campos da arte e da arquitetura? Deveria-se buscar uma reconciliação? Como a arquitetura poderia adentrar profundamente no campo das artes e as artes no da arquitetura? Ou deveríamos assumir que esses campos jamais poderiam se reunificar?

A mostra busca pensar essas questões apresentando artistas que, por vezes de maneiras improváveis, borram as linhas fronteiriças entre os dois ofícios.

Sobre a Galeria Aura

Atuante no mercado da arte desde 2015, a Aura foi criada como uma plataforma on-line de mapeamento de artistas emergentes que em 2017 fixou sede em São Paulo, passando então a atuar como uma galeria de arte em moldes tradicionais.

O ano de 2022 marca um redirecionamento de seu percurso e atuação no sistema da arte e também de um novo espaço físico, que será inaugurado no mês de outubro no bairro dos Jardins, próximo a importantes agentes do campo da arte contemporânea, museus e centros culturais.

Com origem de diferentes regiões, inclusive fora do país, seu novo time de artistas reúne linguagens variadas com propostas capazes de dar soluções de excepcional qualidade a questões conceituais, afinadas ao debate contemporâneo das artes visuais. São seus artistas que possibilitam à Aura assumir o desenvolvimento do colecionismo de arte contemporânea como principal eixo norteador do posicionamento institucional e mercadológico de seus artistas nas escalas nacional e internacional.

Serviço

Exposição coletiva “Arquiteturas Improváveis”
Artistas: Bruno Weillemann Belo, Cecília Costa, Dhiani Pa’saro, Érica Magalhães,
Fernanda Valadares, Lilian Maus, Marcela Crosman, Marga Ledora, Renan Teles,
Rommulo Vieira Conceição e Talles Lopes
Data da abertura: 15 de junho, das 17h às 21h30
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 17h
Período da exposição: 15 de junho a 08 de julho de 2023
Local: Aura Galeria. Rua da Consolação, 2767 – 01416-001 – Jardins | São Paulo/SP

Leia também: CCBB São Paulo recebe mostra que aproxima natureza e tecnologia

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários