Exposições e Eventos

Exposição de OSGEMEOS, no CCBB, recebe 100 mil visitantes

A exposição “OSGEMEOS: Nossos segredos”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, já mostrou a que veio. Desde sua inauguração, na quarta-feira (12), até esta quinta-feira (20), 107,9 mil visitantes foram conferir a a retrospectiva dos artistas paulistanos Gustavo e Otavio Pandolfo, que marca os 33 anos do museu no Rio.

Depois de levarem 350 mil pessoas ao CCBB em 2009 com a exposição “Vertigem”, a dupla consagrada internacionalmente retorna com uma mostra de quase mil itens. Destacam-se as obras “Templo” e “Gigante”, que foram adaptadas especialmente para o espaço da rotunda, além de telas emprestadas de colecionadores. Há ainda projeção de animações e imagens de obras urbanas feitas pelos irmãos. A coleção apresenta uma visão generosa de um universo lúdico partilhado pelos irmãos desde a infância, do qual se origina boa parte dos personagens que compõem sua arte.

“Nossos segredos”, que chegou à cidade após passar pela Pinacoteca de São Paulo e pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre outubro de 2020 e abril deste ano, pousou em terras cariocas causando burburinho, e atraiu 23,8 mil pessoas logo na inauguração.

Os trabalhos podem ser conferidos pelo público até 23 de janeiro de 2023. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou pelo site

OSGEMEOS

OSGEMEOS (1974, São Paulo, Brasil), Gustavo e Otávio Pandolfo, sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do tradicional bairro do Cambuci (SP), desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte. Com o apoio da família, e a chegada da cultura Hip Hop no Brasil nos anos 80, OSGEMEOS encontraram uma conexão direta com seu universo mágico e dinâmico e um modo de se comunicar com o público. Exploravam com dedicação e cuidado as diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, e tinham as ruas como seu lugar de estudo.

Os artistas, hoje reconhecidos e admirados nacional e internacionalmente, usam linguagens visuais combinadas, o improviso e seu mundo lúdico para criar intuitivamente uma variedade de projetos pelo mundo.
Realizaram inúmeras mostras individuais e coletivas em museus e galerias de diversos países, como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão. Para entender a obra de OSGEMEOS é necessário deixar que a razão de lugar ao imaginário – atravessar portas, se permitir perceber as sutilezas e embarcar numa experiência que excede a visual. Sentir, antes, para entender depois.

Serviço

OSGEMEOS: Nossos Segredos
12/10/22 a 23/01/23
Local: CCBB Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro. Térreo e 1º andar
Horários: Seg, qua, qui, sex, sáb – De 09h às 21h. Domingo – 09h às 20h
Entrada gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física do CCBB ou pelo site
Ingressos agendados por horário terão entrada prioridade na entrada.
Ingressos por turno aguardam a orientação de entrada da equipe CCBB.


Com informações de O Globo

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

6 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago