Exposições e Eventos

Exposição de Rodrigo Oliveira na Galeria Balcony, em Lisboa

A Galeria Balcony, em Lisboa, apresenta a exposição individual de Rodrigo Oliveira “Plan Américain”, que marca o primeiro evento do artista nesse formato. A mostra tem como ponto de partida o contexto e a localização da galeria, situada na Avenida dos Estados Unidos da América. Além disso, o trabalho do cineasta Paulo Rocha, especificamente o filme Os Verdes Anos, produzido em 1963 e amplamente gravado nas proximidades do bairro de Alvalade, também serve como inspiração.

Ao explorar a arquitetura dos complexos de prédios que cercam a galeria, Oliveira mais uma vez recorre aos modelos residenciais concebidos por Le Corbusier, a fim de abordar temas recorrentes em sua obra. Esses temas incluem a utopia e a distopia presentes na arquitetura moderna, o conceito de periferia e desterritorialização, bem como a ocidentalização cultural na era da inteligência artificial.

Verdes Anos (ou La piece du Resistence) #1 , 2015-2016 , Madeira, esponja fonoisolante, plásticos, tintas e vernizes vitrais, 363 x 331 x 15 cm Inventário (Cidades planadas), 2009-2015 , Desenho vetorial impresso montado em papel Fine Art, texto escrito, kit de argolas metálicas, moldura em madeira e vidro acrílico, 75 x 276 x 12 cm | Fot. RO estúdio

A exposição apresenta três novas instalações, diversas peças inéditas e um vídeo, proporcionando ao público uma experiência única e imersiva.

Sobre Rodrigo Oliveira

Nascido em Sintra, em 1978, Rodrigo Oliveira é um artista que vive e trabalha em Lisboa. Ele recebeu sua formação acadêmica no Chelsea College of Art & Design, em Londres, e na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Além disso, participou de um programa de estudos independente na Maumaus – Escola de Artes Visuais, também em Lisboa. Oliveira foi bolsista da Fundation Botin, em Santander, Espanha, e recebeu prêmios do Concurso de Ateliês Municipais da Câmara Municipal de Lisboa em 2010 e 2018.

Ninguém Podia Dormir na Rede Porque a Casa Não Tinha Parede (Cinza) , 2012 , Instalação em duas partes: Quadro informativo metálico e vidro plexy – 100 x 117 x 29 cm, Estrutura metálica, tecido plástico colorido e estrutura ferro aço – 130 x 150 x 10cm, | Fot. Raquel Melgue

Desde 2003, Oliveira tem exposto regularmente em âmbito nacional e internacional, selecionando cuidadosamente suas participações. Seu trabalho está presente em diversas coleções públicas, privadas e institucionais, tanto em Portugal quanto no exterior.

Sobre a Galeria Balcony

A Balcony Contemporary Art Gallery surgiu em 2017, acrescentando um novo ponto de referência ao mapa das artes da cidade de Lisboa. Situada em Alvalade, numa antiga loja do Edifício América, foi transformada num generoso espaço de exposição, com uma área superior a 220m2 distribuída por dois pisos, permitindo criar circuitos distintos e espaços expositivos.

A atividade da galeria rege-se pela representação de artistas emergentes, portugueses e estrangeiros, tanto em Portugal como no estrangeiro. A progressiva participação em feiras internacionais e a criação de projetos expositivos dentro, e fora de portas, tem vindo a potencializar o crescimento dos seus artistas, apoiando e apresentando projetos interdisciplinares consecutivos.

Serviço

Exposição: Plan Américain
Data:19 maio a 8 julho 2023
Local: Galeria Balcony em Lisboa – Portugal
Aberto ao público terça a sábado, das 14h às 19h30

Leia também: Mural panorâmico conta 40 anos de história em exposição em Lisboa

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
mariapaula

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago