Exposições e Eventos

Exposição “Esse verão” na Casa da Cultura da Comporta, em Portugal

A Casa da Cultura da Comporta, um antigo celeiro de arroz que se tornou um centro cultural após ser usado como cinema, apresenta a primeira parte de uma exposição coletiva de arte contemporânea. A mostra, em cartaz até 31 de julho, foi organizada pela galeria brasileira Fortes D’Aloia & Gabriel e inclui obras de talentosos artistas brasileiros, mexicanos e portugueses, como Leonor Antunes, Abraham Cruzvillegas, Anderson Borba, Alvaro Lapa, Gabriel Orozco, Wilfredo Prieto, Marina Rheingantz, Mauro Restiffe, Haegue Yang e Luiz Zerbini.

Essa não é a primeira vez que a galeria realiza uma exposição na vila de Comporta, em Alcácer do Sal, pois desde 2021 ela tem trazido arte contemporânea para os moradores e veranistas dessa região. A diretora internacional da Fortes D’Aloia & Gabriel, Maria Ana Pimenta, é a responsável por essa iniciativa, impulsionada por seu entusiasmo e dedicação à arte. Com formação em História da Arte na Universidade de St Andrews, na Escócia, Maria Ana Pimenta construiu sua carreira no Brasil e, de forma inusitada, concebeu o projeto durante a pandemia de covid-19, buscando superar as restrições impostas pelo contexto.

Exposição “Comporta”, da Fortes D’aloia & Gabriel + Kurimanzutto, na Casa de Cultura Comporta, em Portugal

Além de oferecer aos visitantes da Comporta a oportunidade de apreciar e adquirir arte em um ambiente único, com o sol do verão e a praia próxima, a galeria tem como objetivo explorar modelos alternativos aos tradicionais programas de galerias e feiras de arte. Maria Ana Pimenta almeja incentivar projetos colaborativos com colegas, artistas e outros programas, buscando diálogos e aproximações diversas.

Após o sucesso da edição de 2021, a Fortes D’Aloia & Gabriel convidou outras duas galerias, a Clearing e a Madragoa, para se juntarem ao projeto. Agora, a convidada é a renomada galeria mexicana Kurimanzutto, que colaborou para a realização da atual exposição, dividida em duas partes. A diretora destaca o impacto positivo do projeto na região, suprindo a carência de programas culturais e despertando o interesse tanto dos visitantes habituais da Comporta quanto das comunidades locais.

Exposição “Comporta”, da Fortes D’aloia & Gabriel + Kurimanzutto, na Casa de Cultura Comporta, em Portugal

Esse encontro de diferentes obras e artistas, possibilitado por meio da parceria entre galerias internacionais, proporciona aos visitantes da exposição uma experiência rica e diversificada. A mostra, que começou em julho e continua até agosto, promete ser mais um sucesso na divulgação da arte contemporânea nessa encantadora região portuguesa.

Sobre a Casa da Cultura Comporta

A Casa da Cultura é o resultado da reabilitação de um antigo celeiro de arroz e do antigo Cinema da Comporta com Fundos Comunitários do PRODER, no Litoral Alentejano.

​É um equipamento localizado no coração da aldeia da Comporta, com Projecto de design de interiores desenvolvido pelo Studio Astolfi.

Convida o visitante a entrar num cenário cujos materiais, cores, tonalidades, ambientes e movimento o transportam para uma experiência de deambulação inspirada no Cais Palafítico da Carrasqueira.

Serviço

Exposição coletiva “Esse verão”
Data: até 31 de julho de 2023
Local: Casa da Cultura da Comporta, em Portugal

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Maria Paula Borela

Recent Posts

Os 12 artistas brasileiros vivos mais caros do mundo em 2025 (e quanto eles já bateram em leilão)

Todo mundo diz que “não liga para mercado”, mas todo mundo quer saber. Então, aqui…

58 minutos ago

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

1 dia ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

1 dia ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

3 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

3 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

3 dias ago