Exposições e Eventos

Exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta em cartaz na Pinacoteca de São Paulo

A Exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta inicia no dia 2 de março e ficará disponível na programação até 04 de agosto. A Vivo, patrocinadora da Pinacoteca de São Paulo, promove a mostra que ocupa as sete galerias expositivas da Pinacoteca Luz com mais de 150 obras da artista.

Com curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, a exposição comemora o centenário de Lygia Clark, apresentando obras como “Projeto para um planeta” (1960) – da série Bichos, que dá nome à exposição, a instalação “A casa é o corpo”, feita para a Bienal de Veneza de 1968, e “Maquete para interior nº3”, reproduzida em grande escala especialmente para a Pinacoteca.

Lygia Clark

Lygia Clark foi uma das responsáveis por reestruturar o vocabulário artístico brasileiro a partir da década de 1960, desafiando as fronteiras entre o papel do artista e do público, e propondo uma nova relação entre corpo e objeto. A Vivo irá promover visitas guiadas à exposição e disponibilizará aos seus clientes mais de mil ingressos para a exposição por meio de sua plataforma de relacionamento, o Vivo Valoriza.

Bicho Linear, 1960. Lygia Clark

Além da Pinacoteca de São Paulo, a Vivo incentiva importantes equipamentos culturais, como a Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu da Imagem e do Som (MIS-São Paulo), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM- São Paulo), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), Instituto Inhotim, Palácio das Artes e Museu Oscar Niemeyer. Todas as suas iniciativas buscam ampliar o acesso ao conhecimento com novas formas de vivência e aprendizado, fortalecidas nos aspectos de diversidade, inclusão, coletividade e educação.

Exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta

Complementando a exposição, a nova sala de vídeo do museu, inaugurada em 2023, recebe o filme “O mundo de Lygia Clark” (1973), de Eduardo Clark, que apresenta uma série de proposições da artista como “Canibalismo”, “Rede de Elástico”, “Diálogo de óculos”, entre outros.

A exposição é acompanhada por um catálogo publicado em edição bilíngue, português e inglês, reproduzindo as obras da mostra, ensaios escritos por Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, Irene V. Small, Tania Rivera, Sabrina Fontenele e Bruna Bonfim Guimarães, bem como uma fortuna crítica, republicando textos históricos de Guy Brett, Ferreira Gullar, Mário Pedrosa, Paulo Herkenhoff e Suely Rolnik. (Brochura, 28 x 23 cm, 265 páginas).

Serviço

Exposição Lygia Clark: Projeto
Local: Pinacoteca Luz (1º andar)
Data: de 2 de março de 2024 até 4 de agosto de 2024.
Endereço: Praça da Luz, 2, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Rosana Paulino: biografia e trajetória

Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…

3 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

3 dias ago

SPPARIS celebra 3 anos de moda e ativismo na Galeria Alma da Rua II

SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…

3 dias ago

Galeria Andrea Rehder comemora 15 anos com exposição inédita de César Oiticica Filho

A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…

3 dias ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

7 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

7 dias ago