Exposições e Eventos

Exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta em cartaz na Pinacoteca de São Paulo

Exposição inicia no dia 2 de março e ficará disponível na programação até 04 de agosto

Por Equipe Editorial - março 6, 2024
131 0
Pinterest LinkedIn

A Exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta inicia no dia 2 de março e ficará disponível na programação até 04 de agosto. A Vivo, patrocinadora da Pinacoteca de São Paulo, promove a mostra que ocupa as sete galerias expositivas da Pinacoteca Luz com mais de 150 obras da artista.

Com curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, a exposição comemora o centenário de Lygia Clark, apresentando obras como “Projeto para um planeta” (1960) – da série Bichos, que dá nome à exposição, a instalação “A casa é o corpo”, feita para a Bienal de Veneza de 1968, e “Maquete para interior nº3”, reproduzida em grande escala especialmente para a Pinacoteca.

Lygia Clark

Lygia Clark foi uma das responsáveis por reestruturar o vocabulário artístico brasileiro a partir da década de 1960, desafiando as fronteiras entre o papel do artista e do público, e propondo uma nova relação entre corpo e objeto. A Vivo irá promover visitas guiadas à exposição e disponibilizará aos seus clientes mais de mil ingressos para a exposição por meio de sua plataforma de relacionamento, o Vivo Valoriza.

Exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta
Bicho Linear, 1960. Lygia Clark

Além da Pinacoteca de São Paulo, a Vivo incentiva importantes equipamentos culturais, como a Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu da Imagem e do Som (MIS-São Paulo), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM- São Paulo), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), Instituto Inhotim, Palácio das Artes e Museu Oscar Niemeyer. Todas as suas iniciativas buscam ampliar o acesso ao conhecimento com novas formas de vivência e aprendizado, fortalecidas nos aspectos de diversidade, inclusão, coletividade e educação.

Exposição Lygia Clark: Projeto para um planeta

Complementando a exposição, a nova sala de vídeo do museu, inaugurada em 2023, recebe o filme “O mundo de Lygia Clark” (1973), de Eduardo Clark, que apresenta uma série de proposições da artista como “Canibalismo”, “Rede de Elástico”, “Diálogo de óculos”, entre outros.

A exposição é acompanhada por um catálogo publicado em edição bilíngue, português e inglês, reproduzindo as obras da mostra, ensaios escritos por Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, Irene V. Small, Tania Rivera, Sabrina Fontenele e Bruna Bonfim Guimarães, bem como uma fortuna crítica, republicando textos históricos de Guy Brett, Ferreira Gullar, Mário Pedrosa, Paulo Herkenhoff e Suely Rolnik. (Brochura, 28 x 23 cm, 265 páginas).

Serviço

Exposição Lygia Clark: Projeto
Local: Pinacoteca Luz (1º andar)
Data: de 2 de março de 2024 até 4 de agosto de 2024.
Endereço: Praça da Luz, 2, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários