A ARTE/FORMATTO chega a sua 6ª edição, agora como uma Feira de Artistas, com direção de Gisele Rossi e Lica Pedrosa e a proposta de apresentar a produção de artistas brasileiros inseridos no cenário da arte contemporânea. Além da mostra e das atividades da feira, uma programação complementar foi criada para oferecer visitas guiadas, performances, talks, aulas, entre outras atividades, todas com o padrão FORMATTO de ver e viver arte.
“Por meio de um extenso e elaborado trabalho de curadoria, selecionamos cuidadosamente os nomes que despontam no mercado cultural do país e damos visibilidade para suas obras em uma feira anual”, comentam as diretoras da ARTE/FORMATTO. Com um formato inovador, a feira representa um evento de artistas, com o objetivo dar visibilidade aos seus trabalhos e às suas trajetórias, promovendo a diálogos com o público, curadores, colecionadores e instituições culturais.
Entre os trabalhos expostos, Erica Ferrari apresenta sua obra baseada na arquitetura das cidades, os prédios históricos e monumentos como objetos simbólicos que representam muito mais do que aquilo que está mostrado. Sua pesquisa do local leva em consideração a memória e a relação que estabelecemos com o passado e busca trazer para o presente a narrativa histórica sobre as quais formamos nossas sociedades. Pedro França exibe seu projeto que, desde 2012, faz vídeos e instalações, a maioria conectados com as práticas teatrais, tirando do cotidiano a realidade caótica e migrando estas questões para seus trabalhos.
Manoela Medeiros, por sua vez, questiona sua percepção sobre o espaço e usa a escavação como um processo para construção da obra. Esse processo de construção do trabalho, ao mesmo tempo em que desconstrói um objeto – uma parede, por exemplo – busca revelar outras camadas presentes, outras camadas de histórias que, por vezes, estão escondidas e precisamos descobri-las e problematizá-las. De acordo com a crítica de arte e curadora Marisa Florido Cesar, Anna Paola mostra em seu trabalho a herança construtiva da arte, “a artista introduz a abstração e o rigor da geometria, elementos sensíveis que vêm perturbar a rigidez das estruturas e da vontade da ordem e da universalidade de construir tradição”.
Nos dizeres de Gisele Rossi e Lica Pedrosa: “Para nós, arte está além de conceitos e tendências. A arte está na reflexão e na sua capacidade de impactar o que está à sua volta. Nosso propósito é conectar artistas, dialogar com o cenário contemporâneo e provocar reflexão”.
Artistas: Adriana Vignoli, Alberto Simon, Aline Sankovsky, Ana Lucia Mariz, Andrea Brown, Anna Paola Protasio, Beatriz Monteiro, Bruno Miguel, Bruno Novaes, Carol Costa + Bella, Clara Veiga, Edimilson Nunes, Edith Derdyk, Erica Ferrari, Fabiano Al Makul, Fatima Neves, Fernando Limberger, Franklin Cassaro, Isis Gasparini, Jean Araujo, João Magalhães, Laura Gorski, Luisa Editore, Luciana Kater, Madu Almeida, Manoela Medeiros, Marcos Cardoso, Marlene Stamm, Marina Caverzan, Mercedes Lachmann, Misa Funai, Pedro França, Renato Leal, Roberta Tassinari, Romain Dumesnill, Sônia Dias, Tchelo, Thainam Castro, Valeria Rocchioli e Valeria Costa Pinta
“Meta_High_Fi une som, luz, projeção e matéria reflexiva. É uma performance que mescla elementos visuais e sonoros extraídos do próprio ambiente, e devolvidos a ele repetidamente, meta-criando e gerando novas percepções espaciais. Meta (de origem grega, significa além) alude a invenção de uma atmosfera que está para além de si mesma, envolvendo o espectador na invenção sinestésica de realidades ad infinitum.”
É advogada (Universidade de São Paulo), tendo exercido a profissão por dez anos. Após este período, resolveu empreender para outros caminhos, criando uma marca de lingerie (Miss Victtoria), que ficou no mercado por 22 anos. Apesar de sempre exercer uma intensa atividade profissional, o interesse extremo pelos caminhos artísticos sempre a levou a estudar e pesquisar sobre arte contemporânea por um longo período em sua vida. Foram muitos anos de cursos sobre arte contemporânea com professores e curadores de destaque, como Agnaldo Farias, Danilo Oliveira, Rodrigo Andrade, Rafael Maia Rosa, Julia Lima, dentre outros, além da visitação contínua a feiras e Bienais, para acompanhar o percurso das artes no mundo.
É curadora e consultora de arte contemporânea há mais de 30 anos, criando pontes entre artistas independentes e mercado. Formada em Artes (Mackenzie) e Design de Interiores (Escola Pan-Americana), sempre procurou uma forma diferente de trabalhar com esse mercado. Construiu ao longo de sua trajetória uma rede potente de artistas parceiros: Ivald Granato, Luiz Paulo Baravelli, Franklin Cassaro, Érica Ferrari e Manoela Medeiros são alguns dos que já fizeram ou fazem parte desse percurso. Trabalhou como curadora para os sites de arte Room 8 e ArtScoop e também realizou parceiras nas SP-Arte e na SP-Foto. Realizou as exposições Garimpagem (2012), Trajetórias (2013), Foto/formatto 1(2014) e Foto/formatto 2 (2015), todas elas partiram da vontade de dar visibilidade a artistas sem representação em São Paulo. Toda essa trajetória resultou na Arte/Formatto,
Empresa criada há quatro anos por Gisele Rossi Lica Pedrosa. Juntas, estão à frente também da Arte/Formatto Galeria, espaço de arte contemporânea localizado em São Paulo, que é um desdobramento da Feira Arte/Formatto. Nascido como projeto de exposições artísticas para criar visibilidade a artistas independentes, uma nova experiência, sem a participação de galerias, conectando público e artistas diretamente, e trazendo à luz grandes obras da arte contemporânea brasileira. Uma nova ideia, um novo formato de feira, uma nova proposta dentro do mercado das artes.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…