Exposições e Eventos

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que trabalham com Sexualidade e Erotismo

O Festival Vórtice anuncia sua quarta edição, que acontece de 31 de maio a 29 de junho no Espaço República, em São Paulo. Com o tema “Destino Manifesto: O Corpo como Território de Resistência, Liberdade e Poder”, a convocatória busca artistas que desejam ultrapassar os limites do estético, questionar estruturas de poder, representar a diversidade dos corpos e resgatar o erotismo como expressão de liberdade política e afetiva.

As inscrições, gratuitas e abertas a pessoas maiores de 18 anos de qualquer identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade ou etnia, estarão disponíveis até 13 de abril por meio do formulário online.

A curadoria, assinada por Leonardo Maciel e Paulo Cibella, priorizará trabalhos inéditos não expostos anteriormente e artistas que ainda não participaram de edições anteriores do evento, incentivando a originalidade e a descoberta de novos talentos. Serão valorizadas poéticas e obras que enfrentam dificuldades de acolhimento em outras exposições, especialmente aquelas de teor explícito ou frequentemente censuradas por curadores e instituições. Serão aceitas diversas linguagens artísticas, incluindo artes visuais, performance, fotografia, publicações e cinema. Dois prêmios em dinheiro serão concedidos: um para o artista mais votado pelo público e outro escolhido pela curadoria.

Sobre Leonardo Maciel

Leonardo Maciel (Maringá, 1992) é internacionalista formado pela PUC-SP, curador, artista e diretor criativo do Vórtice Cultural. Com uma visão inovadora, é especialista em experiência do usuário, combinando sua sensibilidade artística na criação de projetos que conectam a arte ao público de forma envolvente.

Sobre Paulo Cibella

Paulo Cibella (São Paulo, 1976) é jornalista, artista, curador, com ampla experiência como gestor cultural. Dedica-se à difusão da arte e ao fortalecimento de conexões entre colecionadores, artistas e instituições.

Sobre Vórtice Cultural

Fundado e liderado pelos artistas Leonardo Maciel e Paulo Cibella, atua na legitimação da arte e no fortalecimento do ecossistema cultural por meio de diversas frentes. A Comunidade Vórtice reúne mais de 100 artistas em um espaço dinâmico de troca e colaboração diária. A Biblioteca Vórtice preserva e disponibiliza um acervo de mais de 400 livros raros de arte erótica.

O Vórtice Lab, braço educacional da iniciativa, já formou mais de 400 alunos em serigrafia artística. O Vórtice Viagens proporciona experiências imersivas que conectam amantes da arte às cenas culturais mais vibrantes ao redor do mundo. Por fim, o Festival Vórtice, dedicado à arte contemporânea, celebra o erotismo, a diversidade e o amor, ampliando a visibilidade e a inclusão de artistas marginais ao lado de nomes consagrados, consolidando-se como um espaço de resistência e expressão sem censura.

Serviço

4º Edição do Festival Vórtice
Inscrições: até 13 de abril, pelo site vorticecultural.com/galeria/festival4
Abertura: 31 de maio e 1º de junho, sábado e domingo, das 14h às 20h
Período de Exposição: 31 de maio a 29 de junho
Classificação Indicativa: 18 anos
Local: Espaço República, Av. São Luís, 86, República, São Paulo

Leia também: A Galeria 18 anuncia a exposição individual “Tudo isso para nada” de André Felipe

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

12 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

12 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

2 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

2 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

2 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

2 dias ago