Forever Is Now
Forever Is Now é uma exposição de arte contemporânea que reúne artistas de toda a região e do mundo para contemplar a maravilha de uma civilização antiga através das lentes criadas por suas práticas. A exposição anual acontece no patrimônio mundial da UNESCO de 4500 anos, as Pirâmides de Gizé e o planalto ao redor . A exposição prevê ecos de rituais antigos, civilizações agitadas e os sussurros de contos enterrados que ainda estão para ser descobertos . Ela foi projetada para traçar a continuidade de temas que se estendem do passado histórico até os dias atuais – enfatizando que nossa compreensão do mundo é uma tapeçaria em constante evolução e questionando o poder transformador da narrativa.
Enraizada no impulso humano universal de descobrir, entender e conectar, a exposição mergulha nas ricas histórias escondidas sob a superfície , seja nas camadas da terra ou nos corredores da história . Tendo como pano de fundo extensões áridas e areias movediças, esta exposição nos convida a contemplar a inesgotável busca humana por significado. Por meio de uma miríade de meios, que vão de esculturas e instalações a experiências digitais imersivas, os artistas dissecam o conhecido e o desconhecido, revelando as narrativas que moldam nossa consciência coletiva . O conceito abraça o paradoxo da escavação como uma busca intelectual e uma jornada emocional , extraindo significado, história e discurso social.
A quarta edição de Forever is Now busca borrar as linhas entre passado e presente, tradição e inovação, criando espaços dinâmicos onde a descoberta não é um ato passivo, mas uma experiência participativa. Esta exposição serve como um espaço onde artistas e o público se tornam arqueólogos modernos, usando a criatividade como suas ferramentas . O uso de materiais não convencionais reforça ainda mais a ideia de que a arte, como a arqueologia, requer um olhar atento para o inesperado e a capacidade de celebrar o mundano. Convidando os espectadores a reconsiderar o familiar, elevando o comum e encontrando os tesouros escondidos à vista de todos.
A visão abrangente por trás desta exposição anual é construir uma cultura de interconectividade e cuidado, onde as perspectivas mudam e as interpretações evoluem . Reunindo pessoas de todo o mundo, a exposição inclui intercâmbio intercultural com comunidades locais, encorajando um alto nível de engajamento com diferentes públicos, não apenas visitantes, mas também artesãos, estudantes e trabalhadores, fornecendo assim novas maneiras de acessar a arte contemporânea para os não iniciados.
Forever Is Now.0 4 é uma ode ao encantamento da herança cultural do antigo Egito, enquanto as instalações contemporâneas são um testamento à evolução contínua da arte. Ocorrendo durante um tempo tumultuado que vê nosso presente perturbado de inúmeras maneiras, a exposição é guiada pela sabedoria enigmática das crenças egípcias antigas, aprofundando-se em temas de transcendência , esperança e fé que estão ancorados em nosso conhecimento e constante descoberta do passado e na crença inabalável de que não há concepção do futuro sem história. Olhamos para a narrativa de conquistas passadas para questionar, encontrar inspiração e entender a natureza das gerações sucessivas. Forever is Now.0 4 não é simplesmente um renascimento desta história, no entanto, pois o passado nunca pode ser completo no presente. Em vez disso, é uma contribuição para um legado artístico contemporâneo em um lugar de significância histórica mundial.
Exposição Forever Is Now “As Pirâmides de Gizé”
De 23 de outubro de 2024 a 15 de novembro de 2024
O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…
Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…
Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…
A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…
“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…