A Galeria Belo Brasil, em São José dos Campos – SP, inaugura dia 06 de junho a exposição “A Pele da Terra”, La Peau de la Terre. O corpo e os elementos naturais da superfície terrestre com sua surpreendente gama de materiais, texturas e formas de expressão causam tanto fascínio em Antonio Costardi, que o fotógrafo direcionou seu olhar e boa parte de seu tempo para este tema em suas viagens fotográficas.
Dimensões da superfície cobertas de partículas minerais e orgânicas coexistem em diferentes ambientes devido à ação de organismos, de variantes de temperaturas e de elementos voláteis como água e ar, todos em um movimento incessante que desgasta e esculpe formas alterando a estética do relevo da Terra.
Na exposição, uma série de obras fotográficas, em especial areias e dunas, vistas como um amálgama de volumes, linhas, fissuras e contornos, que criam grafismos singulares entre as levezas do simples e a robustez dos compactos em surpreendentes geometrias orgânicas da natureza, que foram pacientemente capturadas pelo fotógrafo, são reveladas ao público em elegantes tonalidades de PB (preto e branco) .
A mostra é um chamado poético para apreciar a magia fugaz desta fusão visual entre a matéria e a energia, que os franceses definem como ” os sonhos na realidade” (les images sont des rêves dans la réalité), manifesto onírico que despertou em Antonio Costardi um exercício de exploração contemplativa, quase religiosa, sobre esta pluralidade de expressões imagéticas efêmeras que recobrem o plano terrestre,”A Pele da Terra”, La Peau de la Terre.
Uma sutil sensibilidade diante do mundo natural e a inerente racionalidade corporativa convivem no cotidiano do fotógrafo e administrador de empresas Antonio Costardi impulsionando os caminhos que ele percorre na Fotografia, sobretudo a fotografia de natureza. Este olhar singular, privilegiado pela dualidade equilibrada entre a emoção e a razão, foi intensamente aprimorado junto a profissionais renomados, assim como a imprescindível prática do ato de fotografar.
Através de uma observação estreita e minuciosa, sua conexão com a natureza surge ainda criança, onde a magia do microcosmo, os movimentos da luz, as formas das águas ou a visão imponente de uma montanha despertaram o futuro fotógrafo para a força estética da imagem. Na vida adulta explora as diversas linguagens fotográficas, mas quando toma sua câmera os sentimentos lúdicos e curiosos da infância retornam ao seu olhar.
Fundada em 2022, a Galeria Belo Brasil se estabeleceu como um dinâmico espaço cultural dedicado à promoção de artistas brasileiros. Localizada estrategicamente para servir como um ponto de encontro entre a arte e a comunidade, a galeria tem se destacado por sua missão de valorizar e dar visibilidade aos talentos locais.
A Belo Brasil nasceu com o objetivo de criar uma plataforma inclusiva onde artistas regionais podem expor suas obras, refletindo a diversidade e a autenticidade da cultura brasileira. Desde sua inauguração, a galeria tem sido um celeiro de criatividade, abrigando exposições que vão desde pinturas e esculturas até fotografias e instalações contemporâneas.
Exposição fotográfica “A Pele da Terra”, La Peau de la Terre de Antonio Costardi
Vernissage para convidados 6 de junho de 2024 das 19h às 21h, mostra aberta ao público até 6 de julho
Belo Brasil Galeria + 55 (12) 98845-7187
Av. São João, Loja NT24, Colinas Shopping
Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…