A galeria Hugo França, em Trancoso-BA, recebe a Instalação “Touch”, de Regina Silveira, uma das artistas brasileiras de maior presença no circuito internacional.
A instalação “site specific”, que traz marcas de mãos agigantadas e recortadas em vinil ocupando mais de 200 metros quadrados da galeria, tem o objetivo de aguçar a percepção do espaço, fazendo as pessoas se questionarem sobre o que está fora de escala: as imagens ou os espectadores.
A emblemática obra, que já passou por São Paulo, Argentina, Alemanha, Curitiba, Rio de Janeiro (Complexo da Maré) e Porto Alegre, chega, pela primeira vez, à Bahia por meio de uma parceria das galerias Bolsa de Arte e Luciana Brito, que representam a artista desde o início de suas atividades, e de Hugo França.
A grandiosidade das impressões digitais será complementada por uma coleção inédita de porcelanas com mãos feitas em tamanho real em sobrevidrado e expostas em uma mesa de madeira queimada de cerca de 9 metros. O conjunto dividirá atenção com uma seleção de obras da artista da década de 80 ao presente.
Natural de Porto Alegre e moradora de São Paulo, Regina Silveira é conhecida por sua pesquisa sobre os princípios da perspectiva, tridimensionalidade e estudo das sombras, que emprega em grandes instalações site specific, recortes em vinil, projeções luminosas, gravuras, bordados, porcelana, vídeos digitais etc.
Inaugurada em julho de 2021, a galeria abriga obras do escultor Hugo França, que desde os anos 80 desenvolve suas famosas “esculturas mobiliárias” a partir de resíduos florestais e urbanos, além de oferecer espaço para dialogar com outros artistas, inserindo Trancoso no circuito da arte nacional e internacional.
Instalada em uma área de 50 mil m², em que 20 mil deles são de pura Mata Atlântica, a visita ao espaço é um convite à apreciação da natureza. O visitante também pode aproveitar para conhecer o atelier do artista e acompanhar parte do processo de criação.
Data: até dia 13 de março de 2022
Local: Galeria Hugo França
Endereço: Rodovia BA 001 s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva, Trancoso. Porto Seguro/BA.
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…