'End of the world as we know it', Leka Mendes. 2025.
A Galeria Objeto Particular abre no dia 04 de outubro (sábado), das 15h às 21h, a exposição Apoia & Tomba, que valoriza a construção colaborativa, a processualidade e o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. Com curadoria de Galciani Neves, a mostra reúne obras de Alice Ricci, Estela Sokol, Leka Mendes, Manu Costa Lima e Nati Canto, que ocupam o espaço a partir da convivência entre seus processos criativos, em vez de apresentarem apenas trabalhos finalizados. Nesse encontro, a montagem se torna parte essencial da experiência: cada gesto artístico dialoga e responde ao da outra, transformando a exposição em um território vivo de trocas. A entrada é gratuita.
A exposição conta com obras individuais, previamente escolhidas, como telas em acrílico de Alice Ricci, a exemplo de Solar (2024); e esculturas, como 3 (da série estandartes) (2025), de Manu Costa Lima, criada com madeiras encontradas, caibro e metal; Cara de Cavalo (2024), de Estela Sokol, feita com feltro e entretela; Entulho (2025), de Leka Mendes, de tijolo, cimento, ferro e azulejo; e Bodega (2024), de Nati Canto, composta por gelatinas de urucum, tucupi, barbatimão e cacau preto sobre madeira.
Além delas, cada uma das artistas leva ao espaço expositivo elementos do próprio ateliê — trabalhos em processo, pigmentos e outros materiais — que são incorporados livremente ao local. Até o dia de abertura da mostra, essas peças são deslocadas, recombinadas e ressignificadas por elas, em um movimento rotativo e espontâneo, resultando em novas obras para apreciação do público.
Essa dinâmica, batizada de “Apoia & Tomba”, não valoriza apenas os objetos artísticos, mas também os gestos e atravessamentos que emergem da interação entre diferentes poéticas. Trata-se de uma exposição em fluxo, que convida os visitantes a acompanharem um processo vivo.
A Galeria Objeto Particular foi criada em 2024 pelo publicitário e o colecionador de arte Sérgio Godoy para ser um espaço múltiplo e aberto a diversos tipos de artistas contemporâneos brasileiros. O acervo reunido por Godoy reúne objetos variados, entre obras de arte, itens de mobiliário, decoração, impressos, colecionáveis e outros objetos, com foco na arte popular brasileira. A primeira exposição da Objeto Particular foi “Fauna na Arte Popular”, com 135 esculturas de madeira representando bichos, de diversos artistas de várias regiões do Brasil. No final de 2024 entrou em cartaz a primeira exposição individual da galeria, “Uma Estranha Realidade”, com 40 obras inéditas entre pinturas, gravuras e objetos do artista visual e grafiteiro Alex Kaleb.
Exposição ‘Apoia & Tomba’
Abertura: dia 4 de outubro, sábado, de 15h às 21h
Até dia 8 de novembro
De Segunda a sexta sob agendamento pelo telefone 11 99453-8493
Aos sábados, de 10h às 16h
Local: Galeria Objeto Particular
Rua Gustavo Teixeira, 362 – Pacaembu. São Paulo – SP
Entrada gratuita
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…