Exposições e Eventos

Galeria Paulo Darzé apresenta exposição “Arquétipos” de O Bastardo

A Galeria Paulo Darzé tem o prazer de anunciar a abertura da exposição “Arquétipos”, do artista O Bastardo, com curadoria e texto assinado pela renomada historiadora e escritora Lilia Schwarcz. A mostra foi inaugurada no dia 22 de julho.

Em “Arquétipos”, O Bastardo mergulha profundamente nas questões da ancestralidade negra, explorando seus desdobramentos simbólicos no presente. A série de obras transforma figuras ancestrais em portais temporais, tensionando a presença desses arquétipos em narrativas e corpos contemporâneos. Segundo Lilia Schwarcz, “Os corpos retratados projetam esse tempo porvir com os recursos que ontem lhes foram negados, mas que hoje são aqui cultivados, praticados, encarnados”.

Abre caminhos, 2025. Obra de O Bastardo

A exposição reivindica uma linhagem construída pelo afeto, pela reinvenção e pela escuta ancestral, propondo um diálogo entre passado, presente e futuro. “Arquétipos” é um convite para revisitar e reimaginar as imagens fundadoras da diáspora africana e sua atualidade, fortalecendo o vínculo entre cultura, identidade e resistência.

Star boy, 2025. Obra de O Bastardo

A Galeria Paulo Darzé convida todos a participarem da abertura e a conhecerem esta poderosa e sensível reflexão sobre ancestralidade negra e seu impacto na arte contemporânea. A entrada é gratuita.

Sobre o artista O Bastardo

O Bastardo nasceu em 1997, em Mesquita, na Baixada Fluminense, e começou a se expressar com o spray nas mãos e o grafite nas ruas aos 15 anos, quando já ensaiava um diálogo artístico entre o íntimo e o coletivo. Entre memórias familiares e inquietações sociais, o artista foi traçando sua trajetória até as salas da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e da École des Beaux-Arts de Paris.

O Bastardo

Sua obra passeia por videoarte, pintura e suportes urbanos e é marcada por um gesto poético e político: dar visibilidade a novos protagonistas, reconfigurar imagens da população negra e romper com narrativas convencionais. Ao misturar vivência e estética, o artista transforma sua autobiografia em território de pertencimento, empoderamento e reinvenção.

S/ título, 2025. Obra de O Bastardo

Sobre a Galeria Paulo Darzé

Localizada na cidade de Salvador, Bahia, a Paulo Darzé Galeria é um dos principais espaços dedicados à arte contemporânea brasileira. Situada no Corredor da Vitória, entre a Orla e o Centro Histórico da cidade, a galeria conta com uma área de 600 m² distribuída em dois pavimentos, combinando iluminação natural e artificial em um ambiente climatizado.

A galeria apresenta exposições inéditas de artistas em destaque no cenário contemporâneo, promovendo uma programação consistente que valoriza pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, instalações e vídeos. Além disso, mantém uma atuação ativa em feiras nacionais e internacionais, consolidando-se como referência na difusão da arte brasileira contemporânea.

Serviço

Exposição “Arquétipos” de O Bastardo
Curadoria: Lilia Schwarcz
Data: de 22 de julho a 23 de agosto.
Local: Galeria Paulo Darzé. Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória. Salvador-BA

Leia também: A Galeria Hugo França, na Bahia, recebe ‘Ressonância’ de Florencio Yllana

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

18 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

18 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

3 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

3 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

3 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

3 dias ago