Exposições e Eventos

Galeria Simões de Assis abre coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi

A Galeria Simões de Assis apresenta a partir de 30 de agosto duas novas exposições. No térreo, inaugura a exposição coletiva “É pela linha que se desenha: geometrias latino-americanas”, com foco em produções latino-americanas e, no andar superior, “Noctiluca”, individual de Mika Takahashi, nova artista representada pela galeria.

Exposição coletiva “É pela linha que se desenha: geometrias latino-americanas”

A coletiva reúne nomes de diferentes gerações e contextos — Ana Teresa Barbosa, Carmelo Arden Quin, Eduardo Terrazas, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Maria Leontina e Olga de Amaral — e aborda temas como pertencimento, migração, práticas artesanais e tensões entre tradição e modernidade. Mas em comum, esses artistas compartilham uma crença profunda na capacidade da arte de imaginar e representar diferentes ideias e modelos de mundo.

Galeria Simões de AssisGaleria Simões de Assis
Eamon Ore Giron Infinite Regress CCIX 2025

As obras da mostra percorrem linguagens variadas como pintura, escultura, tapeçaria e outros suportes têxteis, mosaicos e móbiles, explorando escalas que oscilam entre o micro e o macro por meio de abordagens que conectam o terreno ao cósmico, o íntimo à memória coletiva, a tradição à experimentação. Em comum, os trabalhos apresentam vínculos com a abstração, ora geométrica, ora intuitiva, explorando e reinventando alguns dos legados mais fundamentais da modernidade.

Eduardo Terrazas 28.40 serie Cosmic Variations 2023. Creditos Ramiro Chaves

A exposição acontece em paralelo à 36ª Bienal de São Paulo, contribuindo com o debate sobre os modos de existir e criar na América Latina contemporânea, marcada pela colonização e por histórias de independência violentas e conturbadas, por movimentos de deslocamento e migração e por uma produção visual que tensiona iconografias locais e perspectivas eurocêntricas da história da arte

Exposição individual “Noctiluca” de Mika Takahashi

No andar superior da galeria, Mika Takahashi apresenta a individual “Noctiluca”, composta por pinturas que transitam entre a ciência e a ficção. Em telas marcadas por gestualidade, camadas sobrepostas e transparências, a artista evoca formas de vida e relações simbióticas entre espécies. A mostra parte da pesquisa da artista sobre bioluminescência e organismos microscópicos para propor um espaço de contemplação, dissolvendo os limites entre o natural e o imaginado.

Mika Takahashi ‘Colonia’2025.Creditos: Julia Thompson

Na ocasião, a Simões de Assis também anuncia a representação de Mika Takahashi. Formada em Design pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a artista atuou como ilustradora e quadrinista antes de se dedicar à pintura. Participou de exposições coletivas como “RAW” (Fortes D’Aloia & Gabriel + HOA Galeria, 2024) e “Ponta dos Dedos” (Galeria Bianca Boeckel, 2023), além de ter publicado dois livros autorais: “Ink Stories” e “Além dos Trilhos”.

As duas exposições permanecem em cartaz até 11 de outubro de 2025.

Sobre a Galeria Simões de Assis

Com mais de 40 anos de história, a Galeria Simões de Assis é uma das principais galerias da América Latina dedicadas à arte moderna e contemporânea. Inaugurada em Curitiba, Brasil, em 1984, é conduzida por duas gerações da família fundadora, operando em três sedes — São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú.

A galeria representa um grupo curado de 37 artistas e espólios, com foco especial na arte brasileira, mas também na arte latino-americana em diálogo com perspectivas globais. A Simões de Assis é profundamente comprometida com a internacionalização de seu programa, estabelecendo parcerias com importantes galerias, museus e curadores ao redor do mundo. Em estreita colaboração com colecionadores e instituições, busca posicionar seus artistas em importantes coleções públicas e privadas, por meio da participação regular nas feiras de arte mais relevantes — o que reflete sua visão estratégica e sua crescente atuação internacional.

Como pioneira na promoção de diálogos transgeracionais, a Simões de Assis trabalha com artistas consagrados e emergentes, construindo um programa que combina elementos históricos e uma visão voltada para o futuro. Como um projeto multigeracional, é uma plataforma de amplo alcance para intercâmbios culturais, moldando o legado da arte brasileira e latino-americana dentro de um sistema artístico globalizado e interconectado.

Serviço

Exposições: “É pela linha que se desenha: geometrias latino-americanas” e “Noctiluca”, individual de Mika Takahashi
Abertura: 30 de agosto de 2025, sábado, às das 11h às 15h
Período de visitação: 31 de agosto a 11 de outubro de 2025
Local: Galeria Simões de Assis | Alameda Lorena, nº 2050 – Jardins, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h
Entrada gratuita

Leia também “Xingu: Reflexos Indígenas no Design Contemporâneo” no Museu A CASA do Objeto Brasileiro

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição Arterea reúne mais de 20 artistas da arte brasileira em São Paulo

A exposição Arterea marca a estreia do projeto AR, idealizado pela Kura em parceria com…

2 dias ago

36ª Bienal de Arte de São Paulo propõe a escuta como prática viva de humanidade

A 36ª Bienal de São Paulo, ao te receber, pede mais do que apenas o…

6 dias ago

Galeria Berenice Arvani anuncia exposição “Alberto Teixeira – 100 anos”

A Galeria Berenice Arvani inaugura em 16 de setembro, das 17 às 21h, a exposição…

7 dias ago

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

1 semana ago

10 obras de arte perdidas para sempre

Separamos uma lista com 10 obras de arte que foram perdidas. De acordo com fontes…

1 semana ago

“Àkùko, Eiyéle e Ekodidé – Uma revoada de Alberto Pitta”, nova exposição na Galeria Nara Roesler

Alberto Pitta ganha destaque na Nara Roesler São Paulo com a exposição “Àkùko, Eiyéle e…

1 semana ago