As Galerias Jaqueline Martins e Galeria Hugo França apresentam Pontos de vista, uma exposição coletiva que reúne artistas do programa da galeria em diálogo com o espaço expositivo localizado em Trancoso (BA). Essa proposta é uma oportunidade de expansão entre diferentes agentes do circuito artístico, possibilitando a exibição do trabalho de diversos artistas em outros contextos no Brasil. Na mostra, estarão presentes obras de Dudu Santos, Lydia Okumura, Regina Vater e Charbel-joseph H. Boutros.
Inseridos em um terreno de 30 mil m2 de Mata Atlântica, a galeria e ateliê Hugo França integram-se em um contato direto com a paisagem. Neste contexto, a exposição segue uma proposta multidisciplinar de ocupar a galeria propondo novas percepções da presença física neste espaço em contato, também, com o ambiente externo da flora brasileira.
Pontos de vista propõe ao espectador múltiplas possibilidades do olhar e do caminhar por entre as obras. Através de trabalhos que oscilam entre a escultura, a pintura e a instalação, aproveita-se de uma arquitetura ampla e aberta ao seu entorno para reunir artistas que pesquisam a partir de indagações relacionais entre o público e a obra enquanto experiência no espaço. Ao colocar em embate no ambiente o espectador e os trabalhos ali presentes, as próprias noções de ponto de vista diluem-se, evidenciando com percursos intrincados as linhas tênues entre desorientar-se e reorientar-se no espaço.
Fundada em 2011 em São Paulo, a Galeria Jaqueline Martins é um espaço de pesquisa, documentação, fomento e exibição da produção artística contemporânea. Propõe estratégias curatoriais colaborativas, que fomentem o diálogo entre diferentes gerações e distintas perspectivas culturais. Mantém como diretriz principal o estímulo às práticas artísticas caracterizadas pelo conceitualismo, pela ênfase nos processos, e pela postura crítica, e muitas vezes subversiva.
Desde sua inauguração, a Galeria desenvolve um programa especial de investigação em torno das produções artísticas realizadas durante o período ditatorial no Brasil – em particular nas décadas de 1970 e 1980. Promove uma revisão histórica de processos desenvolvidos a partir de forte resistência intelectual, cuja ousadia e compromisso com a arte transformou a prática no país, mas cuja expressão, no entanto, foi extensivamente negligenciada ao longo das últimas décadas.
Ao integrar pesquisas e práticas que confrontam a cena contemporânea em seu programa expositivo, a Galeria contempla revitalizar o debate que compreende ações artísticas como zona de contato para o exercício de mudanças estéticas, sociais e políticas. Em 2020 a Galeria inaugurou seu segundo espaço expositivo, em Bruxelas, com o objetivo de ampliar sua presença na Europa e desenvolver um programa multidisciplinar que promova conexões entre seus artistas e as práticas da arte brasileira em um contexto internacional.
A Galeria Hugo França está sediada em Trancoso no Sul da Bahia, na mesma área onde se encontra o Atelier Hugo França. Na margem da BA 0001 no entroncamento que dá acesso a Trancoso, a 7 Km do centro (quadrado histórico).
Um projeto de espaço pensado para abrigar exposições temporárias de artistas convidados, e intercâmbio com galerias que queiram expandir sua visibilidade em projetos aqui no sul da Bahia. A galeria foi projetada com um pé direito de 10m e área de 300m2, podendo abrigar obras de grandes dimensões, e seu entorno gramados com áreas expositivas generosas.
Trancoso é um dos principais destinos turísticos brasileiro com um fluxo grande de estrangeiros, e um público frequentador de alto nível cultural. A galeria vem agregar ao turismo local um espaço onde possa ser mostrada a produção artística brasileira assim como receber artistas estrangeiros em residências artísticas.
E nesta área de 30.000m2 de terreno, cercados de Mata Atlântica, é possível conhecer de perto o Atelier Hugo França em visita guiada pelos galpões que abrigam a produção e o parque onde ficam o Residuo Florestal e o espaço com as obras acabadas.
Exposição coletiva “Pontos de vista”
07.07.2023, Sexta-feira, 17h—22h
De 07.07 a 30.09.2023
Local: Galeria Hugo França. Rodovia BA 001 s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva, Trancoso – Bahia
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…