O Prêmio FOCO ArtRio, uma das mais importantes premiações de arte do Brasil, está com inscrições abertas para sua 11ª edição. Desde sua criação, já reconheceu 35 artistas brasileiros, oferecendo residências artísticas que contribuíram para o desenvolvimento de suas trajetórias. Em 2025, o Prêmio conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e irá selecionar mais três artistas.
A ArtRio, que este ano completa 15 anos, reforça seu compromisso com o reconhecimento, fomento, valorização e divulgação de artistas visuais brasileiros. A realização do Prêmio possibilita estimular profissionais em desenvolvimento de diversas regiões do país, com transparência e igualdade de condições para a participação.
O Prêmio FOCO é reconhecido pelo mercado de arte brasileiro como o primeiro degrau da jornada de premiações.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 8 de junho, no site da ArtRio, onde está disponível o edital completo. Podem participar artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira.
As residências parceiras do Prêmio FOCO ArtRio 2025 são: Chão Slz (São Luís, Maranhão), Residência Sacatar (Itaparica, Bahia) e Residência MECA (Niterói, Rio de Janeiro).
Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que poderá ser realizado entre novembro de 2025 até agosto de 2026. Além disso, participarão da próxima edição da ArtRio, que acontece de 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
A seleção dos artistas para a premiação será realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira, participantes das residências parceiras e representantes do Instituto Cultural Vale.
Em 2024, o Prêmio FOCO ArtRio teve seu recorde de inscrições: 654 inscrições, vindas de 24 estados brasileiros. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, São Paulo e Piauí foram os estados como maior número de inscritos. A principal faixa etária dos artistas estava entre 25 e 34 anos.
Dúvidas sobre o Prêmio FOCO 2025 serão esclarecidas pelo email premiofoco@artrio.com
A ArtRio é realizada pela Dream Factory.
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…