O Instituto Inhotim e o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte acabam de firmar uma parceria institucional voltada à promoção de iniciativas culturais e educativas entre Brasil e Itália. O acordo abre novas frentes de diálogo internacional e cooperação cultural para o museu.
A parceria surgiu do interesse mútuo das instituições em fortalecer laços entre os dois países no campo das artes e apoio a ações conjuntas. O primeiro passo, de reconhecimento institucional e a inserção da marca do Consulado entre os apoiadores, será seguido por futuras e constantes colaborações.
“Parcerias como essa auxiliam o Inhotim em sua missão de difundir e ampliar discussões no campo da arte, natureza e educação. Por isso, nos alegra que o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte reconheça a importância de nossos programas e se disponha a cooperar com eles, fortalecendo a sua disseminação internacional”, afirma Felipe Paz, Diretor de Relações Institucionais do Inhotim.
Com a formalização da parceria, novas possibilidades de colaboração entre as instituições passam a ser consideradas, com foco no fortalecimento de vínculos institucionais e no estímulo a iniciativas conjuntas. A expectativa é que essa aproximação contribua para ampliar o diálogo entre os contextos culturais de Brasil e Itália, de forma consistente e contínua.
“Estamos muito felizes em iniciar esta colaboração com o Inhotim, uma das instituições culturais mais prestigiadas e inovadoras do Brasil. Acreditamos que a arte e a cultura são pontes naturais entre os nossos países, capazes de favorecer o diálogo, a criatividade e o conhecimento recíproco. Esta parceria representa um passo importante em direção a uma cooperação cada vez mais intensa entre Itália e Brasil, sob o signo da beleza, da pesquisa e da partilha.” Reforça Nicoletta Gomiero, Cônsul-Geral da Itália em Belo Horizonte.
Leia também: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo amplia programação com exposições e oficina
A agenda de arte 2026 reúne exposições, feiras, bienais e programas institucionais que vão marcar…
A Galatea Salvador abre a programação de 2026 com duas exposições paralelas. Na primeira, une-se…
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta entre os dias 7 de fevereiro e 26 de…
A memória é sempre um tema apaixonante, no seu sentido mais amplo, é essencial para…
O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…
Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…