Exposição 'Sonia Gomes – Barroco mesmo'
O Instituto Tomie Ohtake viaja para Salvador (Bahia) junto da artista mineira Sonia Gomes para realizar a exposição Sonia Gomes — Barroco, mesmo no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA).
O trabalho da artista mineira Sonia Gomes (Caetanópolis, 1948), pode ser produtivamente enquadrado como uma reinvenção do Barroco Brasileiro. A mostra reúne cerca de 60 obras da artista, além de fotografias de Lita Cerqueira retratando a artista em seu ateliê.
O projeto parte de uma reflexão sobre o barroco brasileiro como testemunho do trabalho, da técnica e da arte de pessoas africanas e afro-brasileiras, destacando como a obra da artista condensa e ressignifica essa herança no contexto contemporâneo.
Acompanhada pelo curador Paulo Miyada, Gomes visitou a capital baiana e Ouro Preto, além de outras cidades mineiras, para aprofundar sua pesquisa sobre os territórios e indivíduos influenciados pelo barroco e que são, ao mesmo tempo, protagonistas dessa tradição e herança cultural brasileira.
Ao lado da beleza, o trabalho de Gomes se engaja com memórias dolorosas, particularmente em suas interações com cidades barrocas icônicas como Ouro Preto e Diamantina (Minas Gerais) e Salvador (Bahia).
Sonia Gomes – Barroco mesmo é uma realização do Instituto Tomie Ohtake em parceria institucional com o Museu da Inconfidência (MG) e com o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA). A exposição tem o patrocínio do Bradesco, sob a chancela “Apresenta”, e do Grupo CCR sob a chancela “Platina” via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) do Ministério da Cultura.
Paralelamente às inaugurações das exposições, chega às livrarias, pela editora Cobogó, o livro Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza, organizado por Miyada, que traz uma série de materiais inéditos que aproximam o leitor do sensível processo de criação da artista mineira.
Com extensa seleção de obras produzidas nos últimos 15 anos e reproduções de cadernos pessoais e cartas, o livro tem lançamento marcado para o dia 25 de abril, na Casa Iramaia, em São Paulo.
Clique aqui para ver a programação completa.
Exposição ‘Sonia Gomes – Barroco mesmo’
de 12 de abril a 13 de julho de 2025
Local: MAC Bahia – Museu de Arte Contemporânea da Bahia
Rua da Graça, 284, Graça. Salvador, BA
ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
Leia também: Galeria 18 abre a exposição individual “Três tempos” de André Tietzmann
A arte biofílica é uma abordagem emergente e profundamente significativa que une expressão estética e…
Museus e galerias são pilares fundamentais do ecossistema da arte contemporânea, desempenhando papéis distintos, mas…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
Se você curte arte, tecnologia, natureza e ainda se amarra em um som de responsa,…
No entrelaçamento entre estética e resistência, o artivismo surge como uma linguagem disruptiva que transforma…
Neste artigo, exploramos o que define a arte contemporânea, como ela é interpretada e quais…