Ailton Krenak; Foto Leticia Vieira
O Itaú Cultural realiza no dia 14 de outubro (terça-feira), às 20h, o encontro Entre Sonhos – Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander. A atividade reúne o filósofo, escritor, ativista e líder indígena Ailton Krenak e a artista visual Rivane Neuenschwander em torno dessa temática, presente em seus cotidianos e trabalhos artísticos. Na mesma ocasião, o público pode visitar as exposições Brasil de susto e sonho: um panorama da obra de Rivane Neuenschwander, em cartaz até o dia 2 de novembro, e Ocupação Ailton Krenak, até o dia 23 do mesmo mês.
Como toda a programação do Itaú Cultural, as atividades são gratuitas. Para esta, os ingressos devem ser reservados a partir das 12h do dia 8 (quarta-feira), pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir reservar, pode tentar adquirir um dos ingressos remanescentes no dia do evento, chegando uma hora antes do início do encontro, na fila de espera.
Entre Sonhos – Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander parte do pensamento sobre a origem dos sonhos e até onde eles podem levar as pessoas, a partir destas duas perspectivas. Ailton parte das tradições do seu povo para encontrar no onírico um mundo que é a continuação desta dimensão na qual se vive. Rivane mergulha nos conceitos da psicanálise e da criação coletiva, para analisar, em suas obras, figuras do medo e da fantasia, vindas do inconsciente. A partir desses diferentes olhares sobre o assunto, o público é convidado a ampliar seus conceitos sobre os sonhos e a sonhar em conjunto.
A programação tem mediação da antropóloga e indigenista Hanna Limulja, que trabalha com o povo Yanomami desde 2008 e atuou em ONGs no Brasil e no exterior, como Comissão Pró-Yanomami, Instituto Socioambiental, Wataniba e Survival International. É autora, ainda, dos livros O desejo dos outros – uma etnografia dos sonhos yanomami e Mari hi – a árvore dos sonhos, nos quais aborda sua pesquisa sobre a importância dos sonhos para os Yanomami.
A Ocupação Ailton Krenak é a 70ª mostra desta série do Itaú Cultural, sendo a primeira dedicada a uma personalidade indígena. A exposição destaca a sua trajetória na defesa aos direitos dos povos indígenas, assim como sua produção poética, seus desenhos e pinturas, representando a fauna, rios e territórios. A consultoria criativa é da artista e ativista dos direitos indígenas Moara Tupinambá e da terapeuta integrativa e produtora cultural Ingrid Tupinambá.
A exposição Brasil de susto e sonho: um panorama da obra de Rivane Neuenschwander tem curadoria de Fabiana Moraes e apresenta o olhar da artista sobre assuntos que movem a história contemporânea do país, desde os anos de 1970 até a atualidade. A mostra apresenta releituras e trabalhos consagrados, e obras inéditas no Brasil, como Dream.lab/São Paulo, apresentada no fim do ano passado e início deste na Áustria e agora exibida no país com a colaboração de crianças brasileiras de escolas públicas, que desenharam os seus sonhos.
Encontro Entre Sonhos – Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander
Mediação: Hanna Limulja
Dia 14 de outubro (terça-feira), às 20h
Local: Itaú Cultural. Sala Itaú Cultural (piso térreo): Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Capacidade: 224 lugares
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir de 8 de outubro, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Leia: Beatriz Milhazes inaugura a mostra “Pinturas Nômades” no Rio de Janeiro
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…