O MAC-Ceará (Museu de Arte Contemporânea do Ceará) recebe a exposição imersiva e interativa “Terra de Gigantes”. Com concepção e curadoria de Daniel Lima, a Mostra traz performances, textos, músicas, entrevistas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas no Brasil. A exposição traz nomes como Katú Mirim, Daiara Tukano, Jota Mombaça, Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa.
Ao todo, 11 cenas audiovisuais compõem a ambiência fantástica e provocativa sobre os significados de ser negro e ser indígena no mundo contemporâneo, abrindo espaço para a proposição de novos referenciais de futuro-nação. Sons, luzes e imagens conduzem o público a um mergulho nas forças poéticas e mitológicas da cultura afroameríndia. As visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).
A produção, que chega a Fortaleza depois de estrear no Sesc Guarulhos, é fruto do fechamento da pesquisa de doutorado de Daniel, e é protagonizada por um destacado time de artistas negros e indígenas. Imagens de Katú Mirim abrem o percurso da exposição, seguidas de 10 pinturas animadas com cantos indígenas de Daiara Tukano, coreografia com mãos a partir de texto de Jota Mombaça, performance de códigos e gestos do Coletivo Legítima Defesa, bem como outras instalações que permitem interação. Somam-se à imersão trabalhos de Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa.
Originada nas memórias do curador sobre os parques temáticos (trem fantasma, labirinto de espelhos, montanhas e rodas), a mostra convida à exploração do desconhecido, dispondo de modernos recursos tecnológicos, como vídeo-instalação, mapping, interatividade de sensores e projeções holográficas. “É um passeio no escuro em que o espectador ativa, através de sensores óticos, diferentes cenas”, afirma o curador. Um dos trabalhos que acabam despertando muita atenção dos visitantes, em virtude da experiência gerada com a ativação da obra pelo próprio espectador, é a cobra. “O entretenimento em sua forma viva e crítica garante a interação do público”, comenta Daniel.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará. O Centro Dragão do Mar está situado num dos mais boêmios bairros de Fortaleza, a Praia de Iracema. São 14,5 mil metros quadrados de área construída para vivenciar a arte e a cultura, visitando exposições no Museu da Cultura Cearense, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e na Multigaleria; se encantando com espetáculos cênicos, no Teatro Dragão do Mar, no Espaço Rogaciano Leite Filho e na Arena Dragão do Mar; assistindo a grandes filmes no Cinema do Dragão; desbravando o Universo no Planetário Rubens de Azevedo; e, ainda, curtindo shows locais, nacionais e internacionais, no Anfiteatro Sérgio Motta, no Auditório e na Praça Verde.
Cerca de 90% da programação do Centro Dragão do Mar tem acesso gratuito ou preços simbólicos, com o objetivo de formar plateia nas diversas linguagens artísticas. Essa programação reúne, de terça a domingo, apresentações em Circo, Teatro, Dança, Literatura, Fotografia, Performance, Música, Cinema e Pontos de Cultura. Oferecendo opções de arte e cultura para cearenses e turistas, além da programação composta por eventos de produtores locais e nacionais.
Exposição imersiva “Terra de Gigantes”
Visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre.
O Itaú Cultural apresenta, a partir de 27 de novembro de 2024, a exposição 'Artistas…
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…