Exposições e Eventos

MAC-Ceará abre exposição imersiva, interativa e gratuita em Fortaleza

O MAC-Ceará (Museu de Arte Contemporânea do Ceará) recebe a exposição imersiva e interativa “Terra de Gigantes”. Com concepção e curadoria de Daniel Lima, a Mostra traz performances, textos, músicas, entrevistas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas no Brasil. A exposição traz nomes como Katú Mirim, Daiara Tukano, Jota Mombaça, Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa.

Ao todo, 11 cenas audiovisuais compõem a ambiência fantástica e provocativa sobre os significados de ser negro e ser indígena no mundo contemporâneo, abrindo espaço para a proposição de novos referenciais de futuro-nação. Sons, luzes e imagens conduzem o público a um mergulho nas forças poéticas e mitológicas da cultura afroameríndia. As visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).

Sobre a exposição imersiva e interativa “Terra de Gigantes”

A produção, que chega a Fortaleza depois de estrear no Sesc Guarulhos, é fruto do fechamento da pesquisa de doutorado de Daniel, e é protagonizada por um destacado time de artistas negros e indígenas. Imagens de Katú Mirim abrem o percurso da exposição, seguidas de 10 pinturas animadas com cantos indígenas de Daiara Tukano, coreografia com mãos a partir de texto de Jota Mombaça, performance de códigos e gestos do Coletivo Legítima Defesa, bem como outras instalações que permitem interação. Somam-se à imersão trabalhos de Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa.

Originada nas memórias do curador sobre os parques temáticos (trem fantasma, labirinto de espelhos, montanhas e rodas), a mostra convida à exploração do desconhecido, dispondo de modernos recursos tecnológicos, como vídeo-instalação, mapping, interatividade de sensores e projeções holográficas. “É um passeio no escuro em que o espectador ativa, através de sensores óticos, diferentes cenas”, afirma o curador. Um dos trabalhos que acabam despertando muita atenção dos visitantes, em virtude da experiência gerada com a ativação da obra pelo próprio espectador, é a cobra. “O entretenimento em sua forma viva e crítica garante a interação do público”, comenta Daniel.

Sobre o MAC-Ceará

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará. O Centro Dragão do Mar está situado num dos mais boêmios bairros de Fortaleza, a Praia de Iracema. São 14,5 mil metros quadrados de área construída para vivenciar a arte e a cultura, visitando exposições no Museu da Cultura Cearense, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e na Multigaleria; se encantando com espetáculos cênicos, no Teatro Dragão do Mar, no Espaço Rogaciano Leite Filho e na Arena Dragão do Mar; assistindo a grandes filmes no Cinema do Dragão; desbravando o Universo no Planetário Rubens de Azevedo; e, ainda, curtindo shows locais, nacionais e internacionais, no Anfiteatro Sérgio Motta, no Auditório e na Praça Verde.

Cerca de 90% da programação do Centro Dragão do Mar tem acesso gratuito ou preços simbólicos, com o objetivo de formar plateia nas diversas linguagens artísticas. Essa programação reúne, de terça a domingo, apresentações em Circo, Teatro, Dança, Literatura, Fotografia, Performance, Música, Cinema e Pontos de Cultura. Oferecendo opções de arte e cultura para cearenses e turistas, além da programação composta por eventos de produtores locais e nacionais.

Serviço

Exposição imersiva “Terra de Gigantes”
Visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…

8 horas ago

10 mestres do autorretrato e suas peculiaridades

Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…

8 horas ago

Quem foi a mulher retratada em Olympia de Manet?

Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…

8 horas ago

Qual é a diferença entre arte sacra e arte religiosa?

Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…

8 horas ago

Você sabia? Rainha Elizabeth II inaugurou o MASP

Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…

3 dias ago

Top 10 artistas do hiper-realismo que você precisa conhecer

O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…

3 dias ago